Defensores da biogenes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais defensores da biogenese : Ernest Haeckel, Thomas Henry Hurley, Stanley Miller, Lázzaro Spallanzani, Francesco Redi e Louis Pasteur.
Explicação:
Já foi comentado que na Antiguidade, a teoria da abiogênese aceita principalmente porque até então, não havia nada cientificamente comprovado que pudesse refutá-la.
Até que em 1668, Francesco Redi, um biólogo italiano se propôs a entendê-la. Já se sabia que as larvas surgiam de carnes em estado de putrefação. Mas como isso era possível? Era um processo espontâneo?
O que o cientista fez foi:
Encher alguns vasos com carne em putrefação e tapou com gaze somente alguns. Redi observou que as larvas só estavam presentes nos vasos abertos. E algumas moscas estavam sobrevoando a carne. O italiano concluiu que a vida só surgia na presença de outro ser vivo porque, para ele, as moscas tinham originado a larva. Ele não sabia que havia bactérias no ar e na carne.
Aqueles que defendiam a abiogênese refutaram a hipótese dizendo que ao tapar alguns vasos, ele impediu o princípio ativo de agir.
Nos dias de hoje, sabe-se que as larvas que surgiram no experimento de Redi são de moscas que fecundaram nos ovos colocados na carne.
Uma nova experiência
Com o surgimento do microscópio, tornando visível os microrganismos, outro cientista se manifestou a favor da biogênese. As experiências de Louis Pasteur comprovavam a teoria da biogênese. O que o cientista francês fez foi: colocar dentro de balões de vidro um caldo nutritivo. Em seguida, Pasteur aqueceu a parte do gargalo para esticá-lo, deixando-o no formato de um pescoço de cisne.
Ele aqueceu o caldo até o ponto de fervura e depois deixou a mistura descansando. Dessa vez, Louis não tinha fechado nenhum dos receptáculos porque ele não queria que os defensores da abiogênese citassem o princípio ativo.
Diferente dos outros potes, o usado por Pasteur tinha um formato alongado e as bactérias do ar até caiam sobre ele, mas dificilmente conseguiam chegar até o caldo. Por isso nenhum ser vivo surgiu no interior do balão. Somente por isso a ideia da abiogênese poderia ser refutada.
Mas o francês foi além e quebrou o balão de vidro, foi quando começaram a surgir as larvas. Então ele percebeu que as bactérias que estavam no caldo entraram em contato com as bactérias presentes no ar e se proliferaram. O ser vivo se origina de outro ser vivo pré-existente. Foi assim que surgiu a biogênese.
explicação retirada da wikipédia.