PUC - Adaptada
Alternativa
A inserção política brasileira no sistema político-econômico internacional pode ser considerada modesta, em oposição às suas dimensões geográficas e demográficas. Assinale a alternativa que cita os itens que constituem obstáculos a uma participação mais efetiva do Brasil no arranjo geopolítico mundial.
I. As crises políticas e econômico-financeiras são obstáculos aos ajustes do país às transformações e à dinâmica do capitalismo internacional.
II. As dificuldades em estabelecer políticas públicas de inserção social coerentes e objetivas geram contradições que enfraquecem a posição do Estado em suas relações internacionais.
III. A relativa marginalização do país quanto a investimentos diretos de capital estrangeiro confirma essa posição menos privilegiada no arranjo geopolítico mundial.
IV. Os passivos sociais e ambientais historicamente produzidos materializam-se na estrutura social e espacial do país, refreando possibilidades de crescimento econômico rápido e maior competitividade externa.
Dentre as afirmativas anteriores,
A
apenas I e II são verdadeiras.
B
apenas II e III são verdadeiras.
C
I, II, III e IV são verdadeiras.
D
nenhuma delas é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Analisando a inserção política brasileira no sistema político-econômico internacional, o Brasil apresenta oscilações políticas e econômicas afetando a sua imagem diante das potências consolidadas.Apesar de ter momentos de destaque no sistema internacional, o país ainda carece de uma política internacional bem estabelecida que altera seu posicionamento dependendo do governo. Por isso as alternativas corretas são I e II, sendo a alternativa A).
O que é a Política Internacional?
A Política Internacional representa uma parte de um sistema mais vasto e complexo de relações. As Relações Internacionais são uma Ciência e um Campo de estudos central que abrange as relações políticas, econômicas, culturais, sociais, históricas, geográficas entre os países.
As alternativas III e IV se apresentam incorretas, pois a estrutura espacial e os passivos ambientais de um país não influenciam diretamente em sua competitividade externa e crescimento. Além, de que a posição do Brasil no Sistema Internacional está mais relacionada com a sua autonomia e fortalecimento interno e de suas instituições do que com investimentos diretos de capital estrangeiro.
Aprenda mais sobre Política Internacional aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25019887
#SPJ1