( PUC) "A onda revolucionária na Europa após 1917 gerou imediatamente uma resposta contra-revolucionária. Entretanto, tal resposta não significou o retorno à religião e a uma rígida estratificação social, com as quais muitos conservadores europeus tradicionais tentaram, no passado, enfrentar as ameaças revolucionárias. Desta vez, havia um novo fenômeno - o fascismo ou nazismo - e uma nova sociedade, em que comícios de rua proliferavam e multidões entusiasmadas aplaudiam a pregação de líderes uniformizados contra socialistas, intelectuais, estrangeiros e judeus." - Robert O. Paxton, Europe in the 20th Century. NY: Harcourt Brace Jovanovich, 1991. Tendo como referência o texto acima, Dê dois (2) exemplos de como, em seu apelo às massas, o discurso fascista ou nazista justificou a necessidade de oposição ferrenha aos socialistas, liberais e estrangeiros. *
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
A ascensão de regimes totalitários após a primeira guerra mundial teve como apoio a própria população desses países, comovidas pelas ideias de nacionalismo e liderança econômica.
O discurso nazista e fascista pregavam a perseguição e ódio aos estrangeiros, socialistas e grupos religiosos, como os judeus, justificando essa atitude em argumentos como:
- Superioridade da raça alemã/ariana, baseada na teoria do Darwinismo Social, que pregava a existência de raças mais evoluídas que outras;
- A ameaça que esses povos perseguidos representavam à liberdade e crescimento das nação alemã/italiana;
Portanto, esses povos deveriam ser expulsos e até mesmo exterminados, como aconteceu nos holocaustos dos nazistas. Essas ideias foram capazes de comover a população e instaurar uma grande perseguição às minorias na Europa.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás