(PUC 2007) Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que as da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado (...) Cedendo à meiga pressão, a virgem reclinou-se ao peito do guerreiro, e ficou ali trêmula e palpitante como a tímida perdiz (...) Em torno carpe a natureza do dia que expira. Soluça a onda tépida e lacrimosa; geme a brisa na folhagem; o mesmo silêncio anela de opresso (...) A tarde é tristeza do Sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite.
Os fragmentos acima constroem-se estilisticamente com figuras de linguagem, caracterizadoras do estilo poético de Alencar. Apresentam eles, dominantemente, as seguintes figuras:
Escolha uma:
a. Metonímias e prosopopeias.
b. Antíteses e inversões.
c. Comparações e metáforas. Correto
d. Pleonasmos e hipérboles.
e. Comparações e antíteses.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA : E
pois são apresentadas expressões com sentido oposto, não cabe metáfora pois não existe desvio de significado da palavra apresentada.
Logo só pode ser Antíteses e comparações.
Os fragmentos deste trecho do texto indicam as seguintes figuras de linguagem:
e. Comparações e antíteses.
As comparações e trechos opostos dentro do texto
Os elementos como a "tristeza" e o "sol" são indicadores da figura de linguagem da antítese, neste texto. Isso somente acontece porque eles são ferramentas opostas, pois uma indica clareza e brilho e a outra indica frio e terror.
O sentido no uso da antítese é para realçar exatamente o oposto de algo. A antítese também é uma espécie de representação linguística, onde a principal característica é a oposição entre as ideias.
Já a comparação é indicada pelos elementos de Iracema com outras características belas.
Veja mais sobre a antítese em
brainly.com.br/tarefa/38506194
#SPJ2