Publicada no Youtube em 16 de julho de 2015, pouco mais de um mês antes do Dia dos Pais, a campanha de O Boticário explora um assunto pouco tratado na publicidade até então, principalmente em datas comemorativas: a adoção de crianças. A abordagem das novas famílias na publicidade brasileira é recente, uma vez que o retrato da família ideal é reconhecidamente tradicional, é nuclear, formado por pai, mãe e filho(s) de um mesmo casamento. No entanto, é crescente a abordagem das famílias pós-modernas nos discursos das marcas (BIAZON; PISA; SPADIN, 2016). Como gestores, para entender o comportamento de consumo das famílias, precisamos levar em consideração algumas variáveis sociológicas que explicam o funcionamento das famílias na tomada de decisão de compra.
I. Há várias mudanças significativas no contexto de família que importam para os estudos do consumo, sua formação é uma delas.
II. O comportamento de compra na família é um processo coletivo, já que envolve mais de um indivíduo na tomada de decisão.
III. A tomada de decisão familiar trata como os membros da família influenciam e são influenciados nas decisões de compra da vida doméstica.
IV. Faz parte desse fenômeno um número crescente de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho e que estão postergando a saída da casa de seus pais.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
I. Está correto. Pois muitas necessidades e preferências pela compra de algum produto estão ligados, além de fatores, como idade e estado psicológico, a também a formação e clico de vida familiar.
II. Também está correta. Uma grande variedade de produtos pode ser comprada por uma “unidade” familiar. Além da influência que outros membros que fazem parte da família, podem exercer em decisões individuais de compra por parte dos membros restantes.
III. Também correta. Está relacionada com a explicação da segunda e podemos embasar esse raciocínio com a seguinte frase de Kotler: “a família é a principal influência na decisão de compra, pois os consumidores confiam mais em fontes pessoais na avaliação de serviços antes da compra”. Fonte: 1991 apud GIANESI e CORRÊA, 1996, p.68.
IV. Incorreta. Esse não é um fenômeno novo, é algo que acontece a muitos anos, talvez tenha aumentado, mas ainda assim seria considerado uma família de formação tradicional, no estilo nuclear: pai, mãe e filho(s), conforme citado no próprio enunciado.
Resposta:
eu marquei todas estão corretas
Explicação: