Psicologia da Educação não se limita em si mesma, mas conta com a contribuição de outras abordagens teóricas da psicologia. Sendo fundamental para o educador compreende-las relacionando ao contexto educacional. As particularidades destas teorias, possibilitam um olhar mais direcionado, aprofundando gradativamente nas diversas especificidades do sujeito. Algumas focam na cognição, outras na emoção ou no contexto social, em aspectos neurológicos, entre outros; no entanto, o fundamental é que muito se pode acrescentar no entendimento da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
GARCIA, R. A. B. Psicologia da Educação. Maringá - Pr: Unicesumar, NEAD, 2021.p.36.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Vygotsky, a maturação tem papel secundário no desenvolvimento.
II. A teoria da equilibração é a espinha dorsal de todo o pensamento de Piaget no construtivismo.
III. As ideias da Teoria Histórico-cultural são caracterizadas como conexista, pois destaca que a essência da aprendizagem humana mais complexa está relacionada a processos básicos, e muito simples.
IV. O Behaviorismo radical possibilitou a compreensão sobre o comportamento operante, enfatizando o papel essencial da ciência na resolução das dificuldades humanas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A sequência correta se apresenta em: I, II e IV. A base para o pensamento de Vygotsky está justamente no fato das relações do indivíduo com o meio serem uma base interessante para o desenvolvimento da pessoa, ou seja, o ambiente que ele vive influencia diretamente na sua forma de se relacionar com o mundo.
O papel da teoria histórico-crítica para Vygotsky
A teoria histórico-crítica partiu da reflexão de Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Por fim, Piaget defendeu o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, segundo o autor.
Mais sobre a maturação:
https://brainly.com.br/tarefa/50749089