A parada cardiorrespiratória (PCR) corresponde à abrupta perda da função cardíaca. Ocorre devido a um mau funcionamento do sistema cardíaco decorrente, principalmente, de um ritmo cardíaco anormal denominado fibrilação ventricular. O início precoce das manobras de Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP), executadas com eficácia e sem pausas, propicia maior índice de sobrevida aos pacientes em PCR. Adaptado de: STIES, S. W. ; ORTOLAN, X. R. Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Portanto avalie o caso clínico a seguir e após responda as questões: E. C. D. , sexo feminino, 42 anos, técnica de uma clínica bem-estar, enquanto trabalhava, foi vítima de choque elétrico de um aparelho que estava instalando. Como consequência a mesma apresentou uma parada cardiorespiratoria. 1. Descreva as características de uma vítima em Parada Cardio Respiratória (PCR). 2. Descreva como acontece os procedimentos de Suporte Básico da Vida (SBV) na ocorrencia de uma parada Cardío Respiratória (PCR)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Descreva as características de uma vítima em Parada Cardio Respiratória (PCR).
Parada repentina de respiração; ausência de responsividade; ausência de pulso; coloração azul da pele; adormecimento (geralmente lado esquerdo) gasping (respiração de forma anormal); suor frio e desmaios.
2. Descreva como acontecem os procedimentos de Suporte Básico da Vida (SBV) na ocorrência de uma parada Cardío Respiratória (PCR).
Primeiro deve ser feito o reconhecimento rápido da parada Cardío Respiratória (PCR) e acionamento do serviço de emergência, em seguida uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) imediata e de qualidade, aumentando a sobrevida da vítima, logo após, uma rápida desfibrilação, em seguida, serviços médicos de emergência e finaliza com suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
Explicação: