Prometeu era um titã e foi o responsável pela criação da espécie humana. Na Terra, havia apenas plantas e animais e, segundo a mitologia, Prometeu teria criado o homem a partir do barro, tendo como molde a forma física dos deuses.
Terminada a sua obra de modelagem, Prometeu criou seres humanos e deu-lhes a alma dos animais. Mais tarde, admirando o modelo criado pelo titã Prometeu, Atena - deusa da sabedoria - substituiu a alma dos animais pelo espírito soprando-lhes o sopro divino.
Assim, Prometeu ensinou aos homens vários ofícios, tal como o ofício da carpintaria, garantindo que eles tivessem tudo o que fosse necessário para sobreviver. Percebendo que lhes faltava algo, Prometeu resolveu roubar o fogo dos deuses - símbolo do conhecimento intuitivo- Assim, ele assegurava a superioridade dos homens sobre os animais.
Zeus se irritou com a evolução da criação da humanidade, de modo que planejou se vingar tantos dos homens como de Prometeu, seu criador.
Aos homens, enviou Pandora - e com ela, todas as desgraças que existem no mundo - enquanto que Prometeu por sua vez, como castigo eterno, foi acorrentado a uma rocha no Cáucaso, onde seu fígado era devorado cotidianamente por uma águia, apenas para vê-lo regernerar-se durante a noite, segundo a lenda, devido à sua imortalidade. Anos mais tarde, o herói Hércules abateria a águia e libertaria Prometeu de seus grilhões.
Prometeu foi um titã que:
Escolha uma opção:
a. foi castigado como exemplo
b. criou os humanos para irritar Zeus
c. que irritou Zeus quando roubou deu os homens conhecimento
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra C
Explicação:
Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu aos humanos. O fogo dos deuses é uma metáfora para o conhecimento, a inteligência.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás