Produza um texto usando as palavras:
Imperialismo, 1 Guerra Mundial, Alianças, Ditaduras fascistas, Crise econômica, Holocausto, Partido Fascista Brasileiro, Pearl Harbor, Dia D e Tratado de Versalhes
Soluções para a tarefa
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um grande conflito entre as potências europeias que arrastou 17 países dos cinco continentes.
Eis a lista de participantes:
Alemanha
Austrália
Áustria-Hungria
Brasil
China
Estados Unidos
França
Império Britânico
Império Turco-Otomano
Itália
Japão
Luxemburgo
Países Baixos
Portugal
Reino da Romênia
Reino da Sérvia
Rússia
Início da Primeira Guerra Mundial
Países europeus antes da Primeira Guerra
Mapa da Europa antes da Grande Guerra
As potências europeias como França, Império Alemão e Império Britânico entravam constantemente em choque por conta das disputas coloniais.
Também havia sempre a ameaça de explodir um conflito no interior do Império Austro-Húngaro e no Império Turco-Otomano por conta das reivindicações de grupos nacionalistas.
Em 28 de junho de 1914, o herdeiro ao trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Fernando e sua esposa Sofia, foram assassinados a tiros por Gavrilo Príncip (1894-1918), nacionalista sérvio.
Esse atentado é considerado o estopim da Primeira Guerra Mundia e após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, cresce a tensão na Europa.
Tríplice Aliança e Tríplice Entente
De um lado, estavam as chamadas Potências Centrais ou Tríplice Aliança (Alemanha e Áustria-Hungria, unindo-se ao Império Turco-Otomano e à Bulgária). As raízes destas coligações encontram-se na Tríplice Aliança, constituída em 1882 entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália (esta última, em 1914, de início declara-se neutra).
De outro, os Países Aliados ou Tríplice Entente (Rússia, França e Inglaterra) desenvolvem um complexo sistema de alianças que separou o continente europeu em dois blocos.
Declaração de Guerra
Em 28 de julho, a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia. Aliada da Sérvia, a Rússia declara guerra à Áustria o que faz com que a Alemanha declare guerra à Rússia.
Aliada dos russos, a França inicia a mobilização de tropas contra os alemães e o conflito se inicia no dia 3 de agosto de 1914.
Entram na guerra a Grã-Bretanha, que se alia à França, e a Turquia, apoiando a Alemanha, ataca os portos da Rússia no Mar Negro.