Produza um Texto sobre a história da Grécia utilizando as palavras : Atenas , Esparta , Cidades-Estados , Pólis , Guerra de Peloponeso , espartanos , hilotas e periecos .
Soluções para a tarefa
;-) espero ter cumprido!
Resposta:
Os povos formadores da Grécia foram Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios , eles eram povos indo-europeus.
Pólis eram cidade-estado que eram construídas para se proteger dos ataques inimigos, elas eram independentes, possuindo leis e governo próprios. Por isso, as póleis são consideradas cidades-estado.
Esparta foi fundada por dórios na península do Peloponeso, quando os dórios chegaram já havia população local, eles tiveram muito pra conquistar o lugar. Por esse fato, teve consequências na organização social de Esparta, dando origem a vários grupos sociais. Esses grupos sociais eram divididos entre:
*Esparciatas: Descendentes dos dórios conquistadores, os esparciatas possuiam as melhores terras e comandavam a cidade;
*Periecos: Descendentes dos grupos que se renderam aos dórios. Eram livres e podiam se dedicar á agricultura e ao comércio;
*Hilotas: Descendentes das populações locais, que resistiram à invasão e lutaram contra os dórios. Foram vencidos e dominados. Como servos, cultivavam as terras e realizavam outros serviços necessários á cidade.
Esparta era uma cidade oligárquica. Somente os esparciatas do sexo masculino acima de 30 anos eram considerados cidadãos e podiam participar da vida política. Os periecos e os hilotas eram impedidos de participar das decisões políticas.
Atenas era uma cidade oligárquica. Diferentemente de Esparta, Atenas era democrática, os cidadãos na ágora, discutiam diversos assuntos e votavam no que achavam melhor pra si e para o futuro da cidade, essa reunião era chamada de Eclésia (assembleia geral), todos podiam participar da Eclésia, até mesmo as mulheres, os mais pobres, os pequenos proprietários e comerciantes etc.
Além de Esparta e Atenas, havia na Grécia uma centena de outras cidades-Estado. Com o passar do tempo, essas duas póleis adquiriram supremacia sobre as demais e acabaram
se enfrentando numa guerra pelo controle do mundo grego. Foi a Guerra do Peloponeso, ocorrida
entre os anos 431 a.C. e 404 a.C. e vencida por Esparta e suas cidades aliadas. Embora um dos
lados tenha ganhado a guerra, todos os gregos perderam.