Produção Textual De no mínimo 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
tem tema?????????????
Resposta:
DisciplinasGabarito Enem
25
Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Descomplica
Gêneros textuais
5 exemplos de produção de texto
Aprenda sobre os gêneros textuais mais cobrados nas provas de vestibular do país.
5 exemplos de produção de texto
As provas de redação nos vestibulares buscam avaliar a capacidade reflexiva e crítica dos alunos sobre determinado tema a partir de uma produção de texto. A dissertação-argumentativa é o gênero textual mais solicitado nos vestibulares, por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio, porém, outras universidades podem exigir outros textos.
Pensando nisso, reunimos as características e a estrutura dos principais gêneros textuais solicitados nos diferentes exames de ingresso às universidades do país para que você não se surpreenda na hora da sua prova. Preparado? Então, tire suas dúvidas agora mesmo.
1- Dissertação-argumentativa
A dissertação-argumentativa é o gênero mais comum em provas de vestibular. Sua estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Esse texto possui dois objetivos: falar sobre determinado tema e convencer o leitor sobre a nossa opinião. Assim, tem-se uma frase tema e nosso dever é apresentar argumentos, ou seja, justificativas que comprovem a nossa opinião.
Cabe destacar que os temas de uma dissertação podem ser de dois tipos: subjetivos ou objetivos. Os temas subjetivos possuem caráter reflexivo e são mais abstratos, ou seja, não há uma resposta certa na redação, mas sim possibilidades de argumentação. Por outro lado, os temas objetivos são aqueles mais próximos do nosso cotidiano, que abordam questões relacionadas à atualidade e possuem um direcionamento provocado pela frase-tema.
2- Artigo de opinião
O artigo de opinião é um gênero de caráter argumentativo, ou seja, é um texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. Geralmente, os temas apresentam algum assunto relevante para a sociedade.
O que difere o artigo de opinião de um texto dissertativo-argumentativo é a utilização da primeira pessoa e de marcas de subjetividade, como a utilização de adjetivos para evidenciar a opinião de quem escreve, porém, a estrutura se mantém a mesma: tese na introdução, argumentação no desenvolvimento e síntese das ideias na conclusão.
Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Redação de graça no Descomplica!
3- Resumo
O resumo é um gênero textual muito conhecido na vida dos estudantes, mas existem algumas regras que devem ser utilizadas na elaboração desse texto. O resumo é um novo texto elaborado a partir de um texto-base e não deve ser uma série de recortes do texto original. Deve-se fazer referência, ou seja, mencionar o texto original bem como ao seu autor.
Deve-se priorizar as ideias centrais do texto-base e se ater fielmente a ele, sem acréscimos de ideias, opiniões, posicionamentos pessoais ou acréscimo de citações. Em relação à estrutura, o resumo é bem flexível, porém, deve-se apresentar primeiramente o texto original, fonte e autor antes de sintetizar as ideias do texto original.
4- Narração
O texto narrativo é aquele que conta uma história sobre determinado tema a partir de uma sequência de fatos e acontecimentos. A narração é dividida em: apresentação inicial (apresentação dos personagens, tempo e espaço); desenvolvimento (apresentação da história); clímax (parte mais emocionante da narrativa) e desfecho (finalização da história com final feliz ou triste).
Além disso, a narrativa teve ter um foco em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, ou seja, quando o narrador for personagem ou observador, respectivamente. Lembre-se, também, que há diversos gêneros narrativos, entre eles: o romance, a novela, o conto, a crônica e a fábula, por exemplo, mas a diferença entre eles é apenas a extensão do texto. Nas provas de redação, geralmente, não há um pedido de gênero, somente que se enquadre de acordo com a estrutura narrativa.
Explicação:
coloca o tema na próxima ok
não sei se é add que vc precisa