Matemática, perguntado por Usuário anônimo, 4 meses atrás

“Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia”
Passo 2: Teorias da Administração A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503). Com base nas informações apresentadas na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA): 1) Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o contexto da pandemia e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais. 2) A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando uma organizações da cadeia produtiva de laranja (fazendas, transportadoras, indústrias, comércio/varejo). Essas organizações podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática. 3) Apresente 2 (dois) exemplos práticos de como os atores e/ou organizações, presentes na cadeia produtiva da laranja, podem utilizar as Teorias da Administração em suas decisões cotidianas. Para isso, você também pode realizar mais pesquisas sobre o assunto, não se limitando às informações contidas na SGA, e fazer a conexão com uma das teorias administrativas estudadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
12

1) A teoria contingencial nos estudos administrativos enxerga a estrutura das organizações dependentes das situações internas e externas, ou seja, segundo a essa teoria tais estruturas não possuem formatos únicos, na verdade elas pode se adequar às diferentes situações nos quais as empresas e organizações estão inseridas.

O contexto da pandemia é um exemplo perfeito para discutir a teoria contingencial, pois houve o surgimento de muitas organizações com estruturas diferentes e muitas outras precisaram mudar a estrutura para se adaptar ao novo normal.

2) O exemplo mecanístico pode ser uma indústria de suco de laranja, onde as funções são muito bem definidas e existe uma hierarquia bem enrijecida e burocrática, desde os funcionários que trabalham na linha de produção até os chefes e supervisores do local.

Já o exemplo orgânico pode ser uma fazenda de laranja gerenciada por um núcelo familiar, pois nesse modelo os papéis são bem mais flexíveis e cada um pode desempenhar funções de acordo com as situações cotidianas.

3) Como foi falada acima, o primeiro exemplo poderia ser a indústria de suco de laranja, onde as teorias da administração de Weber poderiam auxiliar na divisão do trabalho dentro da cadeia de produção do suco e na criação de hierarquias de poder e responsabilidade da empresa, enquanto que as teorias das relações humanas ajudariam na melhor comunicação entre os membros dessa hierarquia.

Da mesma forma, uma fazendo produtora de laranja pode utilizar as teorias de Weber para uma organização mais burocrática das funções e a teoria de sistemas, para entender a estrutura como um produto das relações entre os membros da organização.

Perguntas interessantes