Português, perguntado por rodrigotf2015, 1 ano atrás

“Processo muito comum e muito eficaz de desenvolvimento é o que consiste em estabelecer confronto entre ideias, seres, coisas, fatos ou fenômenos. Suas formas habituais são o contraste (baseado nas dessemelhanças), e o paralelo (que se assenta nas semelhanças).” Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. p. 215. Vários são os tipos de parágrafos que podem ser usados para desenvolver o tópico frasal. Considerando a afirmação e também a leitura do excerto dado, assinale a opção que traz um exemplo de parágrafo por confronto: Escolha uma: a. Desde sua existência, o programa tem sido o principal mecanismo na tentativa de redução das diferenças sociais. b. Por outro lado, pode-se dizer que o programa foi um divisor nas águas na história brasileira, por ter diminuído a miséria no país. No entanto, pecou ao não promover a geração de empregos e ao não criar “a porta de saída” ao beneficiário, perpetuando a pirâmide socioeconômica. c. O programa conseguiu promover certas transformações no país, e deve assim continuar sendo aplicado. d. Em um país com diversas mazelas sociais como o Brasil, programas sociais são fundamentais, principalmente quando vem junto de políticas que aumentem o emprego, diminuam as diferenças sociais e promovam mudanças efetivas. e. O programa tem por objetivo combater a pobreza e a desigualdade. Assim, foi excelente a sua implementação.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
19

A opção que traz um exemplo de parágrafo por confronto é:

Alternativa B.

> Nesse parágrafo, o confronto é introduzido pela expressão "por outro lado", que é usado para estabelecer um contraste entre dois elementos ou situações.

Essa expressão é sinônima de "em contrapartida" e "no entanto", expressões adversativas.

O confronto desse parágrafo está no fato de o programa ter diminuído a miséria no país, mas não ter gerado empregos, perpetuando a pirâmide socioeconômica.

Perguntas interessantes