Geografia, perguntado por davi21, 1 ano atrás

processo de formação  de grandes cadeias  de montanhas

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizspereira
40
   O extremo ocidental do continente americano,em toda a extensão da costa do Pacifico,é uma região de intensa sísmica,em virtude  da presença de diferentes tipos de contatos entre várias placas tectônicas.
   Faz parte do Circulo de Fogo do Pacifico,o qual abrange ainda a porção oriental do continente asiático,onde ocorrem terremotos com grande frequência a intensa atividade vulcânica.
  Os movimentos convergentes entre placas tectônicas correspondem a processos orogênicos,associados aos dobramentos modernos.As forças compressivas entre as placas  geram dobramentos de porções da crosta terrestre,constituídas por rochas magmáticas e sedimentares.
  Sua formação é relativamente recente-cerca de 70 milhões de anos.Na América do Sul,destaca-se a Cordilheira dos Andes,originada pela força exercida entre a placa oceânica de Nazca e a placa continental Sul-Americana.
   A ilustração apresenta,de forma esquematizada,como ocorrem os movimentos os movimentos do imite entre as placas de Nazca e Sul-Americana.Observe que a litosfera oceânica,por ser mais densa,mergulha em direção ao manto,na chamada zona de subducção,formando a fossa oceânica.
  A crosta continental sofre uma espécie de enrugamento,dando origem às grandes cadeias de montanhas da costa oeste americana,que se constituem em uma área de ocorrência de vulcões e terremotos.
Anexos:
Respondido por lucasalexandrec
50
As cadeias montanhosas se formam pelos movimentos das placas tectônicas
Perguntas interessantes