Geografia, perguntado por baltazarribeiro, 1 ano atrás

principal produto de exportação do Oriente Médio e da Ídia /

Soluções para a tarefa

Respondido por otaviobd10
3
Desde o final dos anos 2000s, as exportações de carne bovina da Índia, especialmente de carne de búfalo d’água, também conhecida como carabeef, expandiram-se rapidamente, com a Índia passando à frente do Brasil para se tornar o maior exportador mundial em 2014.

As exportações de carne bovina da Índia durante o período cresceram a uma taxa anual de cerca de 12%, aumentando de um volume médio de 0,31 milhão de toneladas em 1999-2001 para um volume estimado de 1,95 milhão durante 2013-15. O forte crescimento nas exportações da Índia contribuiu para a expansão do comércio mundial de carne bovina durante esse período e também aumentou a participação do país no volume de envios pelos principais exportadores mundiais de apenas 5% durante 1999-2001 para cerca de 20% durante 2013-15. A participação do mercado dos Estados Unidos flutuou durante esse período, mas declinou com relação à média de 18% durante 1999-2001, para 12% durante 2013-15, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O surgimento da Índia como um importante exportador de carne bovina tem sido facilitado por três principais fatores. Primeiro, a demanda global por carne bovina está forte, particularmente pelos países em desenvolvimento de baixa e média renda com preferência pela carne de búfalo de custo relativamente baixo da Índia.

Segundo, o rebanho de búfalos da Índia, de longe o maior do mundo, tem sido sub-explorado para a produção de carne devido à preferência relativamente baixa dos consumidores domésticos por carne, seja de bovinos ou de búfalos, pela maioria dos consumidores indianos. Na Índia, o termo “beef” refere-se a carne de bovinos e de búfalos. Aproximadamente 80% da carne produzida na Índia é de búfalos e, pela lei, somente carne de búfalo pode ser exportada.

Terceiro, o desenvolvimento de frigoríficos privados, orientados para exportação, em vários estado da Índia tem levado ao processamento de animais e comercialização de produtos com especificações de um diverso grupo de mercados de exportação. Embora as exportações de carne de bovinos sejam proibidas por questões religiosas, alguns estados proibiram todas as exportações de bovinos. Os búfalos não têm o mesmo significado religioso para a maioria dos indianos e o abate de búfalos, bem como as exportações de sua carne, continuam legais no país.

A expansão das exportações de carne bovina da Índia têm implicações para os Estados Unidos e outros exportadores que buscam expandir as exportações principalmente aos mercados em desenvolvimento agora servidos pela Índia. As exportações de carne de búfalo da Índia têm custos relativamente baixos com relação às exportações dos Estados Unidos e de outros exportadores, o que reflete as diferenças de qualidade percebidas – a Índia exporta carne de búfalo produzida principalmente de animais leiteiros descartados ou não produtivos e seu produto não pode suprir os padrões relativamente rígidos sanitários de mercados mais avançados para importações de carne. Entretanto, as exportações indianas suprem a demanda de um segmento de rápido crescimento do mercado mundial de carne bovina, principalmente nos países da Ásia e do Oriente Médio, que atualmente não são servidos pela carne americana.

Análises da capacidade da Índia de sustentar crescimento nas exportações de carne de búfalo são complicadas devido aos limitados dados confiáveis, mas hipóteses conservadoras sobre as taxas de abate e os pesos sugerem que a produção poderia cair abaixo das atuais projeções do USDA até cerca de 2020. Se, entretanto, os produtores e processadores da Índia responderem à oportunidade comercial agora fornecida pela demanda de exportação criando mais bezerros machos e/ou adotando engorda pré-abate para aumentar os baixos pesos ao abate, o crescimento na produção e nas exportações poderá se sustentar. O sucesso em obter acesso oficial a novos mercados, incluindo as atuais iniciativas de abertura de mercado da China e da Rússia, também podem ajudar a determinar o crescimento futuro das exportações de carne bovina da Índia.
Respondido por juhhelena10
5
Índia e Oriente tem maior crescimento na produção e exportação de carne
Perguntas interessantes