História, perguntado por eduardozandoni2210, 7 meses atrás

principal caracteristicas do governo bizantino não peguem o primeiro do google

Soluções para a tarefa

Respondido por niveamariananda65
1

Resposta:

o império bizantino é considerado como a continuação do império romano da antiguidade que foi sua forma de sobrevivência na idade média. sua capital era constante


niveamariananda65: por nada
Respondido por sheeron
0

Resposta:

O Império Bizantino foi uma importante e duradoura organização política, e sua característica mais marcante foi o seu caráter expansionista, tendo em vista que ele abarcou um pedaço da Ásia, da África e quase toda a Europa

A formação do Império Bizantino foi gradual e longa, e teve seu começo mais acentuado no governo de Constantino, no Império Romano.  

Durante o governo de Constantino, o Império Romano atingiu um tamanho territorial que despertou grande interesse de diversos povos. Justamente por isso, o império vivia sendo atacado, principalmente pelos bárbaros.

Depois de Constantino, o imperador que assumiu o trono do Império Romano foi Teodósio, que manteve diversas ideias de Constantino.  

Quando Teodósio morreu, essas batalhas estavam em profunda tensão, e a solução foi dividir o Império Romano em Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente. Quem assumiu o poder de cada império foram os filhos de Teodósio: Honório e Arcádio.  

Os ataques também implicaram numa realocação da sua capital, que antes era Roma, para Bizâncio (uma colônia grega fundada em 657 a.C.). Essa mudança visava a proteção do seu poder e a manutenção de um forte comércio marítimo.  

Quando o Império Romano se dividiu em dois, o Império Romano do Oriente também era chamado de Império Bizantino, porque a sua capital, Constantinopla, foi erguida sobre a antiga cidade de Bizâncio.  

Constantinopla era uma cidade portuária que tinha acesso aos mares que iam para Europa e para o Oriente, e tinha como fortificação uma muralha que existe até hoje, que foi construída ente 400 e 450 d.C., com mais de 2 metros de largura, que circundava toda a capital do Império.

O seu entorno era povoado pelos povos árabes, que depois da morte do líder religioso Maomé, começou um processo intenso de expansão do território islâmico.  

Conquistar Constantinopla fazia parte desse processo de expansão, e durante mais de 50 dias, os mulçumanos atacaram, sem interrupção, a muralha de Constantinopla, que resistiu sem grandes alterações.  

Em maio de 1453 os árabes protagonizaram o evento que chamamos de Grande Cerco contra a capital do Império Bizantino, e essa foi invadida e derrubada pelos turco otomanos.

Perguntas interessantes