Principal ação necessária para evitar que as Fake News ganhem força.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
logo
Fake news: por que se espalham e como evitar?
O maior estudo sobre o tema mostrou o papel das pessoas em fazer crescer a replicação de notícias falsas
Por Fred Bottrel
Por Larissa Kümpel
Por Maria Irenilda Pereira
14/03/2018 16:26 - Atualizado em 08/05/2018 13:37
Um novo estudo, conduzido por pesquisadores do MIT, concluiu que as notícias falsas se espalham na internet seis vezes mais rápidamente que as notícias verdadeiras. E esse resultado de nada tem a ver com a ação de robôs: é fruto do comportamento das pessoas. Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram um conjunto de cascata de rumores no Twitter, entre 2006 e 2017.
O termo “cascata de rumores” é usado para definir quando “um usuário faz uma afirmação sobre um tópico em um tuíte, que pode incluir texto escrito, fotos ou links para artigos on-line”. Cerca de 126 mil rumores foram divulgados por aproximadamente 3 milhões de pessoas.
As notícias falsas se espalharam entre 1 mil e 100 mil pessoas, enquanto que a verdade raramente chegou a mais de 1 mil usuários. A difusão de fake news teve mais alcance, velocidade, profundidade e abrangência do que as notícias verdadeiras. E os efeitos foram mais significativos para falsas notícias políticas do que para falsas notícias sobre terrorismo, desastres naturais, ciência ou informações financeiras
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás