principais transformações do período de transição entre a Segunda Revolução Industrial e a Terceira Revolução Industrial em diferentes regiões do mundo.
Me ajudem por favor !!!
Soluções para a tarefa
A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.
As fases da Revolução Industrial simbolizam um novo patamar alcançado no desenvolvimento da civilização humana, no que diz respeito aos avanços tecnológicos, ao surgimento de novas indústrias, bem como à capacidade produtiva de cada uma delas. Sendo assim, não se pode considerar que houve rupturas ao longo da Revolução Industrial, mas sim o alcance de novos níveis de industrialização. Esse movimento foi dividido em fases apenas em termos didáticos.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa fase da Revolução Industrial é também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.
Quando e como ocorreu a Terceira Revolução Industrial?
A Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, a partir da década de 1950. Nesse momento, diversos campos do conhecimento começaram a sofrer mudanças em consequência do avanço tecnológico vivido nesse período e jamais visto anteriormente.
As indústrias que desenvolveram alta tecnologia começaram a se sobressair em relação às indústrias que se destacavam nas fases anteriores da Revolução Industrial, como a metalurgia, siderurgia e a indústria de automóveis.
Assumiram posição de destaque, nesse momento, a robótica, genética, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outros. Os estudos desenvolvidos nessas áreas acabaram modificando todo o sistema produtivo, visto que o objetivo era produzir mais em menos tempo, empregando tecnologias avançadas e qualificando a mão de obra que assumiu a liderança em todas as etapas de produção, comercialização e gestão das empresas envolvidas na fabricação e comércio dos bens produzidos.
O período que compreende a transição entre a Segunda e a Terceira fases da Revolução Industrial se passou entre 1870 e 1947.
Mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial
Nesse período, as indústrias intensificaram os seus processos de produção em massa graças à tecnologias que permitiram a otimização dos motores à combustão e da eletricidade em grande escala.
Este intervalo de tempo também foi significativo pelas duas grandes Guerras Mundiais, que marcaram evoluções na indústria bélica e nas telecomunicações, acelerando processos de globalização. A Segunda Guerra Mundial também foi um catalisador para intensificar pesquisas que vieram a proporcionar o domínio sobre a energia nuclear a partir da Terceira fase da Revolução Industrial.
A intensificação dos processos de globalização significou a busca por relações comerciais estáveis entre os países.
Por exemplo, a partir disso, um país que teve baixa produtividade na agricultura por fatores climáticos, hipoteticamente, poderia importar produtos de outros países com produção excedente de maneira mais fácil.
Antes da normalização do comércio internacional, a escassez de alimentos era incontornável e invariavelmente significava que a população passaria por dificuldades como a fome.
Saiba mais sobre a Revolução Industrial em https://brainly.com.br/tarefa/52861229
#SPJ3