principais filosos e suas contibuições
Soluções para a tarefa
Resposta:
4. RENÉ DESCARTES
ORIGEM La Haye (hoje Descartes), França
VIDA 1596-1650
PRINCIPAL OBRA Discurso do Método
Autor da máxima “Penso, logo existo”, defendia que o melhor caminho para adquirir conhecimento era o raciocínio matemático. Segundo ele, a fim de descobrir algo “firme e constante nas ciências”, era necessário estabelecer princípios sobre os quais não houvesse dúvidas. Por isso, o filósofo precisava, antes de tudo, ser um cético. Matemático brilhante, é considerado o fundador da filosofia moderna
Quem foi Sócrates?
3. PLATÃO
ORIGEM Atenas, Grécia
VIDA 427-347 a.C.
PRINCIPAIS OBRAS Apologia e República
Teve grande influência na teologia cristã e na filosofia ocidental. Para ele, o homem vivia preso num mundo de sombras, sem conseguir ver a realidade. Foi o primeiro filósofo a produzir uma obra substancial que sobreviveu ao tempo. A Academia fundada por ele – e considerada a primeira instituição de ensino superior do Ocidente – sobreviveu por mais de 800 anos
2. IMMANUEL KANT
ORIGEM Königsberg, Prússia (hoje Kaliningrado, Rússia)
VIDA 1724-1804
PRINCIPAL OBRA Crítica da Razão Pura
Um dos mais influentes filósofos europeus desde os gregos antigos, Kant notabilizou-se por investigar as condições de possibilidade do conhecimento e por analisar o modo como podemos agir tendo em vista um princípio universal que não cause danos para as outras pessoas. Sua filosofia passou a ser denominada como “filosofia crítica”, pois preocupou-se em examinar os limites do homem
1. ARISTÓTELES
ORIGEM Estagira, Grécia
VIDA384-322 a.C.
PRINCIPAL OBRA Ética a Nicômaco
Considerado por muitos o fundador da ética, Aristóteles defendeu que os sentidos devem ser o ponto de partida da filosofia. A busca pelo conhecimento, segundo ele, é mais eficaz quando recorremos à observação e podemos fazer experimentações. Ele criou uma escola (o Liceu) e influenciou com suas ideias vários campos do saber (física, política, meteorologia, lógica etc.). No fim da vida, acusado de ser ateu, fugiu de Atenas para não ter o mesmo destino de Sócrates (469-399 a.C.), obrigado a matar-se tomando veneno
Aristóteles acreditava que tudo era formado por terra, ar, fogo e água e que haveria uma quinta essência, espécie de força oculta presente em tudo – uma das ideias centrais da alquimia.
Explicação:
Resposta:
1. René Descartes (1596 – 1650)
Descartes foi um filósofo e matemático francês nascido em 31 de março de 1596 e faleceu 11 fevereiro de 1650.
Conhecido como o pai da Filosofia Moderna, uma de suas obras mais famosas foi “Discurso sobre o Método”. René Descartes era conhecido por seu ceticismo, tanto que foi o autor da frase “penso, logo existo”.
Durante 5 edições do Enem, o filósofo apareceu 4 vezes – uma em 2016, outra em 2014, em 2013 e em 2012. Por isso, fique muito atento e revise as principais teorias do autor.
(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da:
a) investigação de natureza empírica.
b) retomada da tradição intelectual.
c) imposição de valores ortodoxos.
d) autonomia do sujeito pensante.
e) liberdade do agente moral.
Para descobrir qual é a alternativa certa, veja a resposta e comentário aqui.
2. Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)
Aristóteles
Foto: Reprodução/ Divulgação
Outro pensador que costuma cair com bastante no Enem é o filósofo Aristóteles – ele apareceu 3 vezes seguidas entre os anos de 2012, 2013 e 2014. Ele nasceu na Macedônia em 384 a.C., foi discípulo de Platão, tornou-se tutor de Alexandre Magno e faleceu em 322 a.C.
Um dos pensamentos mais importantes do filósofo foi o conceito de Metafísica. Para Aristóteles, existem dois mundos: o mundo sensível e o mundo metafísico (onde você encontrará a origem de todas as coisas).
(ENEM 2013) A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristoteles a identifica como:
a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.
b) plenitude espiritual e ascese pessoal.
c) finalidade das ações e condutas humanas.
d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.
E aí, já sabe qual é a resposta certa? Confira a resposta e comentário aqui.
3. Friedrich Nietzsche (1844 – 1900)
Friedrich Nietzsche
Foto: Reprodução/ Divulgação
Nietzsche foi um pensador que vem aparecendo frequentemente no Enem. Nos últimos anos, ele caiu tanto em 2016 quanto em 2015. O filósofo alemão nasceu em 15 de outubro de 1844 e viveu até 25 de agosto de 1900.
Friedrich Nietzsche fez grandes críticas ao pensamento clássico de Platão e Sócrates, principalmente em relação ao mundo das ideias. O intelectual alemão defendeu que a verdade, como conceito, não existe.
O que, de acordo com Nietzche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.
b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Confira qual é a resposta correta.
4. Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)
Nicolau Maquiavel
Maquiavel foi um filósofo, historiador e político italiano durante o período conhecido como Renascimento. Ele nasceu em Florença em 3 de maio de 1469 e morreu em 21 de junho de 1527.
Sua obra mais famosa chama-se “O Príncipe” e foi escrita em 1513 (porém, sua publicação só aconteceu depois de sua morte, em 1532). Maquiavel defendia que é melhor um governante ser temido do que amado por seu povo. No livro, o autor mostra como um príncipe deveria agir diante de seus subordinados.
(
Para conferir qual é a resposta certa, veja a resposta aqui.
5. Immanuel Kant (1724 – 1804)
Immanuel Kant
Assim como Maquiavel, Kant também marcou presença duas vezes durante esse período no Enem – em 2012 e 2013. O filósofo alemão nasceu em 23 de abril de 1724 e faleceu em 12 de fevereiro de 1804.
.