História, perguntado por naty242, 1 ano atrás

principais acontecimentos guerra do contestado

Soluções para a tarefa

Respondido por anny1502
93
A guerra do contestado foi um movimento messiânico que ocorreu na fronteira de santa Catarina e Paraná. Com a construção de uma ferrovia muitos sertanejos foram desapropriados de suas terras perdendo também seu meio de vida. Sem casa,dinheiro eles se reuniram e fundaram um povoado chamado monarquia celeste sob a liderança de José Maria.
Os sertanejos passaram a ser perseguidos por pessoas a mando do coronel, e mais tarde as tropas do exercício destruíram o povoado
Respondido por vchinchilla22
12

A Guerra do Contestado foi uma guerra civil entre a população de Cabocla e as forças federais e estaduais do governo brasileiro que ocorreu entre outubro de 1912 e agosto de 1916 por uma região rica que produz madeira e erva mate e foi disputada pelos estados brasileiros do Paraná e Santa Catarina.

Tudo comença com uma faixa de terra (30 km de largura) que foi desapropriada para a construção da Estrada de Ferro, pela empresa norte-americana Brazil Railway Company.

Ao finalizar o rojeto muitas pessoas ficaram desempregadas, além de que grandes desapropiaram aos posseiros de suas pequenas terras, gerando o descontentamento da população desfavorecida, em uma região onde a presença do poder público era escassa.

O confronto foi exacerbado pelo fanatismo religioso expresso pelo messianismo e crença, levada a cabo pelos rebeldes, de que aquela era uma guerra santa., e sue líder principal foi o monge peregrino José Maria de Santo Agostinho, quem criu uma nova sociedade que  seria regida pelas leis de Deus.

A guerra deixou um resultado de aproximadamente 15 mil pessoas mortas, e 8 mil casas incendiadas.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6410864

Anexos:
Perguntas interessantes