História, perguntado por thaysg3, 1 ano atrás

principais acontecimentos do periodo da ditadura militar

Soluções para a tarefa

Respondido por zemucur
30
No início, ainda em 1964, muita gente achava aquilo tudo uma maravilha. Mas a alegria durou pouco. os fatos mais relevantes foram: 
-Ato Institucional número 5. 
-Seqüestros 
-Atos de terrorismos. 
-Bombas em locais públicos 
-Passeatas. 
-Repressão, pancadaria, prisões, mortes. 
Políticos cassados, artísticas perseguidos e saindo do pais para não serem presos. As Universidades perderam muitos de seus professores com excelente formação, que para não serem presos, foram para fora do País. O medo tomava conta das pessoas que viviam caladas. Muitos foram presos, torturados até a morte. Alguns não sabiam nem porque. Muitos procuram até hoje pelos parente e amigos que sumiram nos cárceres da ditadura. 

Enquanto isso acontecia, o governo jogava músicas ufanistas, escritas e interpretadas, muitas vezes por obrigação pelos nossos artistas. A copa do mundo de 1970 quando o Brasil parou e esqueceu suas mazelas para comemorar a maior de todas as vitorias no futebol brasileiro. 
Nas datas de nacionais (COMO 7 DE SETEMBRO, 21 DE ABRIL, 15 DE NOVEMBRO, 31 DE MARÇO) as comemorações eram grandiosas. Havia um patriotismo imposto pelo governo aos estudantes e ao povo de uma maneira geral. 
O pais enterrou-se em dívidas e o "milagre nacional" foi divulgado. 
Muitos acreditaram. 
Pessoas conhecidas nacionalmente foram assassinadas ao longo desse período (O jornalista Vladmir Herzog, o operário Fiel Filho, entre outros) e muitos políticos importantes como Ulises Guimarães e Totonio Vilela começaram uma ferrenha luta para restaurar a liberdade. 
Como "não há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe", , aos poucos, acabou esse capítulo infeliz de nossa história, que deve ser conhecido em detalhes por todos brasileiros, para conhecer a verdadeira história do Brasil.
Respondido por silvareis36
18


A Ditadura Militar no Brasil:

Algumas:

1 - O golpe militar de 1964 derrubou o presidente João Goulart e colocou o Brasil numa ditadura que durou mais de 20 anos. Veja algumas curiosidades e fatos dos anos de chumbo.

2 - A Ditadura militar no Brasil governou o país a partir do dia 1º de abril de 1964, quando o presidente João Goulart (foto) foi derrubado pelo exército. O golpe teve o apoio de políticos importantes, como José de Magalhães Pinto, governador de Minas Gerais, e Carlos Lacerda, governador do antigo estado da Guanabara.

3 - Na madrugada do dia 31 de março de 1964, o general Olimpio Mourão Filho comandou as tropas do exército que marcharam de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro, onde se encontrava o presidente João Goulart.

4 - No dia 11 de abril de 1964, o Congresso Nacional, que tinha declarado vago o cargo de Presidente da República após a fuga de João Goulart para o Uruguai, elegeu um novo presidente. O escolhido foi o militar Castelo Branco (foto), que teve o voto até mesmo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, então senador da república.

5 - O golpe, que começou com a promessa de rápida volta ao regime democrático, logo adotou medidas ditatoriais. Foi nessa época que surgiram os Atos Institucionais, decretos do Regime Militar que valiam como lei. Os primeiros AIs deram poder aos militares para alterar a constituição, dissolver partidos políticos, determinaram eleições indiretas e revogaram a constituição de 1946, entre outras coisas. Mas foi com a posse do segundo presidente, o Marechal Costa e Silva, que a ditadura endureceu.


Perguntas interessantes