primeros sintomas de influenzapreciso de ajuda nessa, por favor.
Soluções para a tarefa
Existem três tipos de influenza, A, B e C, sendo que as maiores diferenças entre elas estão nos hospedeiros do vírus e o seu potencial de causar epidemias. O vírus do tipo B é hospedado apenas em humanos (principal) e mamíferos marinhos, já o vírus A é hospedado em humanos, suínos, aves, equinos e mamíferos marinhos e terrestres, razão pela qual o Influenza A tem o potencial de causar pandemias (se espalhar pelo mundo inteiro), enquanto a influenza B pode causar epidemias (se espalhar por vários estados ou países). O vírus influenza C pode ter como hospedeiros humanos e suínos e não tem sazonalidade marcada.
As gripes são doenças comuns em todo o mundo e uma única pessoa pode adquiri-las várias vezes durante a sua vida. Ela é frequentemente confundida com outros problemas respiratórios, como o resfriado (que na maioria das vezes é causado pelo rinovírus, e não por algum subtipo do vírus influenza), por isso o seu diagnóstico certeiro só é obtido através de exames de laboratório.
Tipos
O vírus influenza B é dividido em duas cepas principais, Yamagata e Victoria. Ambas podem ser prevenidas com a vacina contra gripe do tipo quadrivalente.
Sintomas de Influenza B
Os primeiros sinais e sintomas da influenza B costumam aparecer 24 horas depois do contágio, entre eles:
Febre alta (acima de 38 °C)
Dores musculares
Dor na garganta
Dor de cabeça
Tosse
Espirro
Fraqueza
Coriza
Congestão nasal
Náuseas e vômitos
Diarreia
Quando além destes sintomas a pessoa passa a sentir também falta de ar, dificuldade para respirar, é necessário procurar ajuda médica o quanto antes, pois é um sinal de complicação do quadro.
Uma importante diferença entre o resfriado e a gripe (influenza) é que os primeiros sinais do resfriado costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. Já a gripe começa com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A congestão nasal é comum em ambos, mas nos resfriados, ao contrário da influenza, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou ela é baixa.
febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.