O movimento possui diferentes funções ou motivações: ele serve para nos divertir, para nos expressarmos e para desfrutarmos sua beleza. Logo, ele possui as seguintes dimensões: prazerosa, expressiva e estética. Sendo assim, todas devem ser contempladas na prática escolar, para que a criança se desenvolva plenamente no que se refere a corpo e movimento. Com base em seus conhecimentos prévios sobre o corpo e movimento, identifique a alternativa correta. Escolha uma:
a. Apesar de o corpo e o movimento serem importantes para nos divertir e expressar no cotidiano, sabemos que na escola as crianças precisam aprender a se manter quietas. b. O corpo e o movimento devem ser explorados na escola, para que a criança se desenvolva plenamente. Enquanto isso, o professor precisa experimentar essas dimensões para se divertir. c. As crianças desenvolvem competências corporais, ou seja, aprendem através do corpo. E o objetivo do professor é observar a coordenação e o desenvolvimento motor dessa criança. d. O corpo pode se expressar e ampliar nosso repertório de movimentos. Assim, a criança aprenderá a controlá-lo em atividades que exijam menos destreza. e. As crianças desenvolvem competências corporais através das experiências com o seu próprio corpo. Cabe ao professor permitir que experimentem tais dimensões do corpo.
Soluções para a tarefa
A é falsa, pois na escola é necessário que se explorem todas as facetas que garantam o desenvolvimento pleno dos seres humanos, de modo que, em algumas séries, a "bagunça" pode ser mais educativa que o silêncio.
B é falsa, pois o objetivo do professor deve ser pedagógico.
C é verdadeira, pois cabe ao professor observar e auxiliar este desenvolvimento, de modo que as crianças aprendam ao máximo neste período de suas vidas.
D é falsa, pois o objetivo é adquirir estas habilidades para atividades que exijam mais destreza.
E é falsa, pois cabe ao professor não somente permitir que experimentem, mas que o façam de modo que o objetivo pedagógico seja claro.
Alternativa correta é: As crianças desenvolvem competências corporais através das experiências com o seu próprio corpo. Cabe ao professor permitir que experimentem tais dimensões do corpo.