Primeiro: que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportados em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada vinte e quatro por cento; [...] Segundo: que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos que bem lhes parecer a benefício do comércio e da agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, à exceção do Pau-Brasil ou outros notoriamente estancados [...]
Responda com suas palavras: o que a carta determina? Utilize no mínimo cinco linhas. *
GENTE ME AJUDEM RAPIDO!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primo: Que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias, transportadas ou em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada 24 por cento; a saber, 20 de direitos grosso, e 4...
espero ter ajudado.
A carta determina a Abertura dos Portos às nações amigas de Portugal. Dom João VI assinou a carta em 1808, ano da vinda da coroa portuguesa ao Brasil. O decreto pôs fim ao pacto colonial, permitindo a entrada de produtos de outros países para serem comercializados no território brasileiro. Os produtos brasileiros também passam a poder ser exportados, com exceção do pau-brasil.
Abertura dos Portos, 1808
Em meio às invasões napoleônicas, a corte portuguesa se transfere para o Brasil com auxílio e proteção da Inglaterra. Assim, ao chegar ao Brasil, D. João VI assinou o tratado.
A Inglaterra foi favorecida pelas taxas alfandegárias e os produtos britânicos entraram no território brasileiro sem pagar taxas. Esse contexto promove a hegemonia britânica no Brasil no século XIX, por meio dos produtos, de empréstimos, auxílios em negociações com outros países e outros.
Outro fator é que os produtos de luxo oriundos da Inglaterra, passaram a fazer parte da vida das elites brasileiras.
Medidas da corte portuguesa no seu estabelecimento no Brasil
- Criação do Banco do Brasil.
- Atividade da Imprensa Régia.
- Criação da Real Biblioteca.
- Criação do Jardim Botânico.
- Fundação de escolas de medicina no Rio de Janeiro e Bahia.
- Rompimento do Pacto Colonial.
Leia mais sobre a Abertura dos Portos: https://brainly.com.br/tarefa/6335124
#SPJ2