Português, perguntado por Karlamaria8665, 1 ano atrás

Primeiro ato

plumas. Uma elegância antiquada de 1905. Bela figura. Luz sobre ela.) [...] Madame Clessi — Quer falar comigo? Alaíde (aproximando-se, fascinada) — Quero, sim. Queria... [-] Alaíde (excitada) — [...] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa — não sei. Por que é que eu estou aqui? Madame Clessi — É a mim que você pergunta? Alaíde (com volubilidade) — Aconteceu uma coisa, na minha vida, queme fez vir aqui. Quando foi que ouvi seu nome pela primeira vez? (pausa) Estou-me lembrando! [•••] Alaíde — Me lembrei agora! [...] Foi uma conversa que eu ouvi quando a gente se mudou. No dia mesmo, entre papai e mamãe. Deixe eu me recordar como foi... Já sei! [■••) (Escurece o plano da alucinação. Luz n o plano da memória. Aparecem pai e mãe de A laíde.) [...] Mãe — Alaíde e I úria morando em rasa de MadameClessi. Com certeza, é no quarto de Alaíde que ela dormia. O melhor da casa! Pai — Deixa a mulher! Já morreu! Mãe — Assassinada. O jornal não deu? Pai — Deu. Eu ainda não sonhava conhecer você. Foi um crime muito falado. Saiu fotografia. Mãe — No sótão tem retratos dela, uma mala cheia de roupas. Vou mandar botar fogo em tudo. Pai — Manda. (Apaga-se o plano da memória. Luz no plano da alucina- ção.) Alaíde (preocupada) — Mamãe falou em Lúcia. Masquem é Lúcia? Não sei. Não me lembro. Madame Clessi — Então vocês foram morar lá? (nostálgica) A casa deve estar muito velha. Alaíde — Estava, mas Pedro... (excitada) Agora me lembrei: Pedro. É meu marido! Sou casada, (noutro tom) Mas essa Lúcia, meu Deus! (noutro tom) Eu acho que estou ameaçada de morte! (assustada) [...] Alaíde (animada)— Pedro mandou reformar tudo, pintar. Ficou nova, a casa. (noutro tom) Ah! eu corri ao sótão, antes que mamãe mandasse queimar tudo! [-] Alaíd e — Lá vi a mala — com as roupas, as ligas, o espartilho cor-de-rosa. E encontrei o diário. [...] Clessi (forte) — Quer ser como eu, quer? Alaíde (veemente) — Quero, sim. Quero. Clessi (exaltada, gritando) — Ter a fama que eu tive. A vida. O dinheiro. E morrer assassinada? Alaíde (abstrata) — Fui à Biblioteca ler todos os jornais do tempo. Li tudo! Clessi (transportada) — Botaram cada anúncio sobre o crime! Houve um repórter que escreveu uma coisa muito bonita! [...]

1. Por apresentar os planos da memória e da alucinação, a peça de Nelson Rodrigues foi considerada revolucionária. Descreva o que acontece em cada um deles no trecho transcrito.
2. Madame Clessi é uma personagem importante na peça. Que características da personagem o trecho que você leu apresenta?
a) Relacione o comentário “Alaíde e Lúcia morando em casa de Madame Clessi” e a decisão da mãe de queimar os objetos que estavam no sótão, e escreva, no caderno, a opinião da mãe a respeito da antiga moradora da casa.
b) Como Alaíde descobriu a existência de Madame Clessi?
c) O que, considerando a caracterização dessa personagem, indica que o diálogo entre ela e Alaíde não pode ter ocorrido no plano da realidade?
d) Os dois planos representam o inconsciente de Alaide, que está em coma, sendo operada. Considere o que é apresentado em cada um deles e explique por que são denominados plano da alucinação e da memória

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
34
Olá,

1. A escrita de Nelson Rodrigues é revolucionária porque trabalha com dois planos psíquicos de uma personagem. Geralmente, a memória é contraposta com a realidade, mas neste caso é com a alucinação, que não é algo real.

A memória é a rememoração e a alucinação é a criação de algo fantasioso.

2. Madame Clessi era uma mulher famosa e rica. 

a) Os pais de Alaíde foram morar na casa que pertencia a Madame Clessi após a sua morte. A mãe de Alaíde resolve queimar as coisas de Madame por não concordar com a sua postura e também para não haver provas do crime.

b) Alaíde descobriu através de uma conversa que escutou entre os pais.

c) Madame Clessi afirma que foi assassinada. Logo, a conversa não pode ter acontecido na realidade.

d) A memória tem este nome porque é o momento em que Alaíde recorre a suas lembranças para ter informações. A alucinação é o momento da imaginação e projeção, quando ela cria uma conversa com Madame Clessi que está morta.

Bons estudos!
Perguntas interessantes