primeira etapa, você deverá assistir ao filme: “Sou surda e não sabia” disponível no link abaixo. Este filme é um documentário que conta a história de Sandrine, surda francesa de nascença e filha de pais ouvintes, que participa do filme, narrando, na Língua de Sinais Francesa, sua vida. O documentário trata da surdez, na perspectiva de Sandrine e levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear, da oralização de crianças surdas e da língua dos sinais. O filme também traz diálogos com especialistas da área, como os fonoaudiólogos, além de professores e outros surdos discutindo os sentimentos e sensações que um surdo pode experimentar, bem como as tecnologias já existentes para avaliação e auxílio de surdos. Traz, ainda, discussões interessantes sobre a tecnologia relativamente nova do Implante Coclear e suas perspectivas para os surdos. Observação: Há um equívoco na tradução, aplicando ‘linguagem’ e ‘língua’ como sinônimos, no entanto, deve-se considerar sempre ‘língua de sinais’. Disponível em . Segunda etapa: Pesquise e explique como se processa a escolarização do surdo brasileiro, nos seguintes ambientes: a) Escola Inclusiva: para isso, se fundamente na Unidade II do livro da disciplina e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva -PNEE de 2008. (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas). b) Escola bilíngue para surdos: para isso, pesquise no site do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Disponível em: (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas). Terceira etapa: Considerando o filme, discorra sobre as maneiras de escolarização do surdo francês: a) A escola integradora e o trabalho com a oralização frequentada por Sandrine em sua infância. (mínimo de 5 e máximo de 8 linhas). b) A escola especializada frequentada por Sandrine. (mínimo de 5 e máximo de 8 linhas). c) A escola bilíngue francesa. (mínimo de 5 e máximo de 8 linhas). Quarta etapa: Analisando o que você estudou e as respostas que apresentou para as questões anteriores, você tem condições de estabelecer, com relativa certeza, qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo? Justifique sua resposta. (mínimo de 8 e máximo de 12 linhas).
Soluções para a tarefa
1- a) Escola Inclusiva.
Na Escola Inclusiva, o surdo é tratado como qualquer outro deficiente sensorial, todavia por conta do atraso da inclusão em nossa sociedade, muitas escolas ainda nem apresentam o número correto de intérpretes, sobretudo para surdos sinalizantes.
b) Escola bilíngue para surdos.
A escola bilíngue para surdos é, de fato, mais preparada para o recebimento destes alunos, já que se mistura com a cultura surda, apresentando tradutores e intérpretes de Libras, para a sua formação.
2- Pode-se afirmar que a melhor forma de escolarização para o surdo seria decorrente do tipo de surdez em que o surdo está inserido. Para surdos oralizados, a escola inclusiva melhor atenderia, ao passo que para sinalizantes, seria pelas escolas bilíngues.