História, perguntado por vp0453556, 6 meses atrás

PRF ME AJUDEM NESSA!!!!!!!

[...] Com a Proclamação da República (1889), fez-se necessária a construção de uma identidade nacional para a pátria. Era premente a escolha de mártires republicanos para o lugar de D. Pedro I, o herói da monarquia. Duas revoltas, em especial, poderiam conceder aos republicanos o personagem que buscavam: a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). Na Inconfidência Mineira, somente Tiradentes foi condenado à pena última (que consistia em ser enforcado e esquartejado) por crime de lesa-majestade. Na Conjuração Baiana, foram quatro os condenados à mesma pena: João de Deus, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e Lucas Dantas. Por que nenhum dos inconfidentes baianos foi alçado ao patamar de herói e mártir da República? Por que coube a Tiradentes essa glória? A aquarela de João Teófilo nos apresenta a resposta: os quatro baianos eram negros — ou, como eles mesmos se compreendiam segundo os registros do século XVIII, mulatos.


Agora, de acordo com os assuntos abordados em sala, apresente semelhanças e diferenças existentes entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana no que se referem às suas ideias, os grupos sociais envolvidos e o que defendiam:


a.
Semelhanças:

b.
Diferenças:​

Soluções para a tarefa

Respondido por thomkvs
0

Resposta:

Seguem ensinando errado nas escolas. Que triste.

Tiradentes foi o único de fato a ser enforcado. Mas não foi, de longe, o único condenado a morrer na forca. Esse número chegou a uma dezena aproximadamente. Mas alguns, tiveram suas penas substituídas, e algumas alternativas eram morte certa e outros morreram na prisão antes de poderem quebrar-lhes o pescoço em praça pública.

Explicação:

Respostas

A) Semelhanças, movimentos que falharam e de origem separatista.

B) Diferenças, Minas era um movimento elitista e em Salvador não. E em Salvador brigavam pela liberdade dos escravos.

Perguntas interessantes