Filme: TEMPOS MODERNOS
1. Qual é o tema central do filme?
2. No filme, quais são as ameaças impostas pela vida moderna, às quais o personagem de Chaplin
nos apresenta?
3. Qual sistema de produção é apresentado no filme?
4. Quais as diferenças entre as fábricas do filme com as fábricas de hoje?
5. Atualmente, há outros sistemas de produção. Cite pelo menos duas formas de produção.
6. Na sua opinião, no final do filme, os personagens Carlitos e Paulete
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 . O filme divaga sobre a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, abordando os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienantes do trabalho sob o sistema fordismo, o qual a máquina e os processos de produção dominam o operário.
2. Desvalorização do trabalhador e a falta de emprego, pois com a industrialização o empregado não seria mais necessário, as máquinas tomariam seu lugar.
3. O sistema Fordista.
4. A mudança do trabalho manufaturado (feito a mão) para o trabalho mecanizado (feito por máquinas).
5. sim, existem os sistemas de produção taylorismo e toyotismo
taylorismo caracterizado por a máxima produtividade através de padrões repetitivos dos trabalhadores e das máquinas, uma ampla divisão de tarefas, funções repetitivas, além da presença de esteiras, e o toyotismo caracterizado por produção flexível e não mais em massa, variando de acordo com a procura, maior rapidez no processo produtivo (just in time) e o trabalhador realizando múltiplas funções.
6. sobre o personagem Carlitos, após todo trabalho repetitivo, Carlitos enlouquece e acaba por ser sugado pelas engrenagens das máquinas da fábrica, sem porém parar com os gestos de apertar parafusos. É então, impiedosamente despedido. deixando a reflexão o trabalhador levado à loucura resta por ser devorado pelo sistema e depois, descartado. E a personagem Paulete deixa o recado a respeito da inciativa de trabalhar como bailarina da personagem representar por uma inciativa empreendedora.