História, perguntado por loreit7de4niffermenc, 1 ano atrás

Prezado aluno, existiram vários filósofos iluministas no século XVIII. Entre elesJean-Jacques Rousseau (1712-1778). Nascido na Suíça, Rousseau se mudou para aFrança em 1742 e escreveu uma importante obra, O Contrato Social, onde afirmavaque o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade da maioria doAtividade 1Legislativo: responsável por fazer as leisExecutivo: quem executa as leisJudiciário: responsável por verificar seas leis estão sendo executadas.7povo. Para ele, apenas assim haveria uma sociedade mais igualitária. Leia abaixo maisum trecho da sua obra:“Eu concebo na espécie humana duas espécies de desigualdades: uma, quechamo natural ou física, porque foi estabelecida pela Natureza, e que consistena diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades doespírito ou da alma; outra, a que se pode chamar de desigualdade moral oupolítica, pois que depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida, ouao menos autorizada, pelo consentimento dos homens. Consiste esta nosdiferentes privilégios desfrutados por alguns em prejuízo dos demais, como ode serem mais ricos, mais respeitados, mais poderosos (...)”ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos. Apud.RODRIGUES, Jaime; COTRIM, Gilberto. Saber e fazer História. São Paulo: Ed.Saraiva, 2012.Após a leitura desse trecho, responda sobre as desigualdades que o filósofoapontava. Qual desigualdade você acredita ser a mais grave, as naturais ou aquelas denatureza política? O que causava a desigualdade política?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliagoulart11
698
A de natureza política. Para ele o ser humano é bom, mas a sociedade o corrompe, uma vez que as qualidades do indivíduo o faz se destacar e conquistar bens como a propriedade privada. Com a finalidade de proteger esses bens o contrato social é criado, mas desfavorecendo alguns.
Respondido por makmorales
73

A desigualdade mais grave é aquela que advém de natureza política, sendo que as naturais provém das individualidades e peculiaridades dos diversos grupos humanos, são de causa evolutiva, mas as políticas são construídas, tal como a má distribuição de renda, a pobreza, escravidões, entre outras formas de desigualdade.

O que causava a desigualdade política para Jean-Jacques Rousseau era o próprio mecanismo de funcionamento da sociedade, que conseguia aos poucos corromper o espírito humano, que por sua essência, segundo o filósofo, era bom e não ruim, mas tal espírito era corrompido ao longo da vida.

Perguntas interessantes