Biologia, perguntado por Kaaah18, 1 ano atrás

Prevenção da anemia falciforme e da hemofilia. Ajudeem !


filipecarmo: A anemia falciforme e a hemofilia são doenças genéticas, e não poderiam ter uma prevenção. Você quis dizer que tipo de tratamentos uma pessoa com essas doenças pode fazer para melhorar sua situação?
Kaaah18: Sim.

Soluções para a tarefa

Respondido por filipecarmo
0
Bom, não sei muito sobre o assunto, mas em algumas coisas posso te ajudar.

Anemia falciforme:
Uma pessoa que nasce com essa doença, herdada geneticamente, deve ser acompanhada por toda a vida por médicos, enfermeiros, nutricionistas etc.
Como ela apresenta um problema na formação de suas hemácias, produzindo-as com forma de foice e com membrana mais fina, elas se rompem mais facilmente, provocando uma redução da quantidade de hemoglobina (que compõe a maior parte da hemácia) e, consequentemente, da quantidade de oxigênio transportado. As hemácias são produzidas na nossa medula óssea e, principalmente em crianças, o transplante de medula óssea tem sido o único meio de cura para os portadores dessa doença.
Há ainda aqueles que se submetem a transfusões de sangue constantes e à ingestão de quimioterápicos.

Hemofilia:
A pessoa com hemofilia não produz um dos fatores de coagulação (ou seja, uma das proteínas) que necessitamos para promover a coagulação do sangue quando ocorre um sangramento, resultando daí que ela não consegue estancar a ferida facilmente.
Os pacientes com essa doença submetem-se a transfusões sanguíneas (que pode servir como uma "prevenção" a possíveis complicações em uma hemorragia) ou na introdução dos fatores de coagulação que a pessoa não produz no sangue dela após um sangramento.

Vale ressaltar que existem dois tipos principais de hemofilia: A e B. 
Na tipo A, a pessoa não produz o 8º fator de coagulação. Já na B, ela não produz o 9º.
Perguntas interessantes