“Presidencialismo de coalizão” é a expressão utilizada por muitos cientistas políticos para se referir ao mecanismo de funcionamento do governo brasileiro a partir da redemocratização, na década de 1980, e que vigora atualmente. Sociologicamente, como se pode entender essa expressão?
(A)
O presidente, após eleito, afasta-se de seu partido de origem com o objetivo de demonstrar à nação que seu governo contemplará os múltiplos interesses defendidos por todos os partidos políticos.
(B)
Trata-se da anulação da atuação da oposição nas casas legislativas, uma vez que, com o poder adquirido por ser eleito, é praticamente inviável questionar as decisões do Executivo.
(C)
O Executivo eleito, amparando-se na força das urnas, implementa medidas impopulares, como aumentar impostos, para garantir o financiamento de seu governo.
(D)
Tanto o Executivo quanto o Legislativo perdem forças, na prática, diante do Judiciário, que consegue efetivar suas decisões em razão da blindagem que seus membros têm por não precisarem passar por eleições.
(E)
Para governar, o Executivo compõe alianças com vários partidos, oferecendo cargos e recursos para eles em troca de votos favoráveis e de sustentação política para seu projeto de governo no Legislativo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
LETRA E
Pois a coalizão refere-se aos acordos entre partidos para ocupar cargos
Pois a coalizão refere-se aos acordos entre partidos para ocupar cargos
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás