Química, perguntado por gabrielleevelyn202, 9 meses atrás

presente na adubação do solo e no funcionamento das células​

Soluções para a tarefa

Respondido por francovolan3
1

Resposta:

nitrogênio é o elemento formador da estrutura da planta, sendo constituinte da estrutura de aminoácidos, proteínas, vitaminas, clorofila, enzimas e coenzimas. É ativador enzimático, atua nos processos de absorção iônica, fotossíntese, respiração, sínteses, crescimento vegetativo e herança.

Os sintomas de deficiência surgem nas folhas mais velhas (folhas basais), produzindo um amarelecimento generalizado, que progride para toda a planta; há restrição na taxa de crescimento e pegamento de frutos, que apresentam menor desenvolvimento.

Fósforo (P)

O fósforo é um componente da estrutura dos ésteres de carboidratos, fosfolipídeos, coenzimas e ácidos nucleicos. Atua nos processos de armazenamento e transferência de energia e fixação simbiótica de nitrogênio. É o elemento que mais influencia no tamanho dos frutos e sua deficiência inicia-se com um menor desenvolvimento das plantas, seguido de clorose nas folhas mais velhas que posteriormente necrosam nas margens. As folhas mais novas enrolam-se e encurvam-se.

Potássio (K)

O potássio atua em processos osmóticos, síntese de proteínas e na manutenção de sua estabilidade, abertura e fechamento de estômatos, na permeabilidade da membrana e no controle do pH. Auxilia na formação de frutos com altos teores de sólidos solúveis, adocicados, e resistentes a rachaduras na casca.

A sua deficiência inicia-se com um murchamento das folhas, seguida de surgimento de clorose nas pontas das folhas mais velhas que evoluem para necrose. Nas folhas mais velhas, a necrose marginal é uma indicação universal da deficiência de K. O desenvolvimento do fruto torna-se irregular ou pelo menos com pequeno teor de sólidos solúveis, apresentando menor coloração interna, aroma e sabor. De maneira geral, plantas deficientes em potássio são mais suscetíveis às doenças e pragas.

Cálcio (Ca)

Até 90% do total do Ca da planta está localizado na parede celular, sendo o “cimento” que une as células, constituindo uma barreira física contra o ataque de patógenos. É indispensável para a germinação do grão de pólen e para o crescimento do tubo polínico, o que se deve ao fato de estar presente na síntese da parede celular ou no funcionamento da plasmalema.

É um dos mais importantes nutrientes para as cucurbitáceas, estando o mesmo associado com a formação de flores perfeitas, qualidade


gabrielleevelyn202: obrigada pela resposta
francovolan3: de nada
Perguntas interessantes