História, perguntado por KaahL, 1 ano atrás

"Prefiro um capitão malvestido - afirmava Cromwell - que sabe por que se bate, do que aquele a quem chamais gentil-homem e que não é mais nada."
A frase de Cromwell contém em si uma crítica à sociedade baseada em privilégios de nascimento contra a qual lutava. Qual é essa crítica?

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
15
Cromwell criticava a sociedade estamental que se baseia apenas no critério de nascimento (privilegiava a nobreza só por pertencer ao grupo social mais elevado). Na Guerra civil inglesa os cargos de comando do exército real eram entregues à grande nobreza, esse era um dos privilégios que ganhavam do regime absolutista. Já no exército parlamentar de Cromwell (burguesia e populares), os cargos de comando eram conquistados pelas qualidades morais e habilidades militares, através disso, reforçava o desejo de uma nova sociedade e governo que estimulasse a mobilidade (ascensão) social.
Respondido por otaka132
1

A de que as pessoas que tradicionalmente participavam do exército inglês (nobreza) nem sempre eram os melhores soldados, pois recebiam por privilégios o cargo, não por mérito.

Perguntas interessantes