Preencha o quadro comparativo abaixo, definindo CRIANÇA. INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, no processo histórico e sociocultural.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA:
CRIANÇA:
Uma criança (do latim creantia) é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os quatro anos, e criança quando têm entre 5 anos até 11 anos de idade.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma pessoa é considerada criança do nascimento até os 12 anos incompletos.
Os aspectos cognitivos (intelectual e social) são realizados pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade, ou até antes, aos 3 anos de idade.
INFÂNCIA:
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Deve-se esclarecer que elas ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo seu porte físico.
EDUCAÇÃO INFANTIL:
A educação infantil consiste na educação de crianças, com idades entre 0 e 5 anos (entre 0 e 6 anos de idade para nascidos no segundo semestre).[1] Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos que exercitam suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas.
A educação infantil é ministrada em estabelecimentos educativos divididos nas modalidades creches e pré-escolas e se faz obrigatória a partir dos quatro anos, sendo um direito da criança que o Estado é obrigado a disponibilizar o espaço e os educadores de forma pública. Existem, também, diversas instituições privadas que oferecem o serviço de educação infantil no Brasil.