Português, perguntado por potatomaria87p8sooy, 6 meses atrás

Preconceito linguístico: o que é, como se faz

A língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível dele, a chamada norma culta. Essa descrição, é claro, tem seu valor e seus méritos, mas é parcial (no sentido literal e figurado do termo) e não pode ser autoritariamente aplicada a todo o resto da língua — afinal, a ponta do iceberg que emerge representa apenas um quinto do seu volume total. Mas é essa aplicação autoritária, intolerante e repressiva que impera na ideologia geradora do preconceito linguístico.
Na construção argumentativa do texto, identificamos que a língua é
a) estática no tempo e descrita em sua totalidade.
b) dinâmica no tempo com tendência a desaparecer.
c) dinâmica no tempo e de contornos imprecisos.
d) estática no tempo e com traços imutáveis.
e) estática no tempo e sem renovações linguísticas.


gokuanonimo: ....

Soluções para a tarefa

Respondido por gokuanonimo
5

Resposta:

Creio que é letra b

Explicação:

Respondido por martinkoliveira
3

Pode-se dizer que a língua é dinâmica no tempo e com tendência a desaparecer, e por este motivo a alternativa correta é a letra B.

O que entende-se por língua?

Caracteriza-se por um conjunto de elementos desenvolvido por indivíduos com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas de uma determinada sociedade ou região.

Uma língua acaba por modificar-se conforme o tempo passa, uma vez que sempre há variações linguísticas, e estas se originam a partir de contextos geográficos, históricos, sociais ou situacionais.

Muito por conta disso, há a ocorrência de preconceito linguístico, que se dá principalmente por quem utiliza a norma culta da língua.

Veja mais sobre variação linguística em:

brainly.com.br/tarefa/24750679

Anexos:
Perguntas interessantes