preciso urgenteeeee!!!!!
história, origem e evolução da quadrilha
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. ... De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII
Resposta:
História
A quadrilha é uma contradança de origem holandesa que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “Neitherse”, tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XIX em todo o mundo ocidental.
Quando a quadrilha surgiu em Paris se chamava “quadrilhe”, originando a contredance française, que era uma adaptação da “country dance” holandesa e alemã, segundo os estudos de Maria Amália Giffoni.
A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Ela foi trazida junto com a vinda da Corte Real Portuguesa e com várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que a modificou, introduzindo a sanfona, o triângulo e a zabumba, e alterou, também, as evoluções básicas.
Origem
A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII.
Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e foi se desenvolvendo nas danças de salão, na França, a partir do século XVIII. Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia.
Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, tendo sido muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.
Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.
Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares.
Evolução
Atualmente a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras. Ocorrem, principalmente, em escolas, empresas, clubes e associações culturais. Os locais em que ocorrem são enfeitados com bandeirinhas e balões, símbolos típicos das festas juninas. Em áreas abertas, a fogueira também costuma estar presente.
Os dançarinos se vestem com roupas caipiras antigas. As mulheres (damas) fazem maquiagem e os homens (cavalheiros) pintam bigodes e cavanhaques. O chapéu de palha também é um adereço quase que obrigatório para os dançarinos da quadrilha.
A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento a moda antiga das áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.
Espero que lhe ajude!