Português, perguntado por luiz230206, 11 meses atrás

Preciso urgente do resumo do capitulo 1 do livro o corcunda de notre dame​

Soluções para a tarefa

Respondido por sandraalvesdearaujo3
3

Explicação: O Corcunda de Notre Dame foi um dos primeiros romances escritos por Victor Hugo. A obra foi publicada em 1831, é considerada um clássico da literatura mundial, e já inspirou inúmeras adaptações e homenagens.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o objetivo do escritor com esta história era preservar de alguma forma o patrimônio arquitetônico da Paris do século XV, que no fim da Era Medieval passava por diversas mudanças e reestruturações. Sendo assim, encontramos neste livro capítulos inteiros sobre a estrutura da Catedral e de outros locais da cidade e, estas reflexões ou digressões, muitas vezes quebram o nosso ritmo de leitura. Mas é importante compreender que a grande protagonista da obra é, na realidade, Paris, e que todo o resto está ali simplesmente para enaltecê-la.

Respondido por LEVITTE450
6

Resposta:

espero que eu consiga te ajudar

Explicação:Passada em Paris, durante a época medieval, a narrativa tem lugar na Catedral de Notre-Dame, a principal igreja da cidade durante o período. É lá que Quasímodo, uma criança que nasceu com deformações no rosto e no corpo, é abandonado pela família.

O personagem cresce se escondendo do mundo, que o maltrata e rejeita, e se torna sineiro da catedral, a mando do arcebispo Claudde Frollo. Na época, a capital parisiense estava repleta de cidadãos em situações extremamente precárias, muitos dormiam nas ruas e pediam dinheiro para sobreviver.

O local não possuía nenhuma força policial, sendo apenas patrulhado por alguns guardas do Rei e membros da nobreza que encaravam os mais desfavorecidos com desconfiança, como um perigo social.

Desenvolvimento

Entre a camada da população que era discriminada, estava Esmeralda, uma mulher cigana que ganhava a vida dançando em frente da igreja. Frollo vê Esmeralda como uma tentação para a sua carreira eclesiástica e ordena que Quasímodo a sequestre.

O sineiro acaba se apaixonando pela moça, que é resgatada por Febo, agente da guarda real que ela passa a amar.

Se sentindo rejeitado, Frollo mata o seu rival e incrimina a bailarina, que é acusada de assassinato. Quasímodo consegue levá-la para dentro da igreja, onde estaria segura devido à existência de uma lei de abrigo. No entanto, quando seus amigos decidem invadir o edifício e leva-la embora, Esmeralda é capturada novamente.

Conclusão

Quasímodo chega tarde demais e assiste à execução pública de Esmeralda no topo da catedral, com Frollo. Furioso, o sineiro joga o arcebispo do telhado e nunca mais é visto na região. Muitos anos depois, o seu corpo é encontrado no túmulo da amada.

Perguntas interessantes