Preciso que alguém me ajude. Meu professor de Geografia pediu para os alunos fazer uma pesquisa sobre: A política de imigração nos Estados Unidos. Alguém?
Soluções para a tarefa
Os Estados Unidos é o país que mais recebe imigrantes no globo, não podendo estar de fora dessa lista. Cerca de 13,3% da população do país não havia nascido em seu território em 2015, somando 43,3 milhões de pessoas. Os mexicanos representam 27% desse total. Quase 70 mil refugiados foram recebidos em 2015, de países como Myanmar, Somália, Congo e Butão. Cerca de 780 mil pessoas pediram cidadania estadunidense, sendo que a maior parte das naturalizações aceitas, aproximadamente 105 mil, foram destinadas a mexicanos.
As administrações Obama e Trump propuseram e implementaram algumas modificações na política migratória estadunidense, nos últimos anos. Seguem algumas delas:
Barack Obama (2009-2017)
O Departamento de Segurança Interna anunciou algumas ações durante o seu governo, dentre elas a tentativa de expansão da Ação Diferida para Chegadas na Infância, de 2012, que permitiu a alguns imigrantes sem documentação, que entraram no país como menores, receberem um documento que garantia que não seriam deportados nos seguintes dois anos, renováveis, bem como a possibilidade de terem permissão para trabalhar. Outra tentativa do ex-presidente foi a de efetivar a Ação Diferida para Pais de Americanos, que beneficiaria imigrantes ilegais que vivem no país desde 2010 e têm filhos nascidos no país.
Algumas ações feitas pelo governo Obama em pró dos imigrantes foram garantir a permissão de trabalho para companheiros de trabalhadores temporários, extensão de oportunidades de emprego pós-graduação para estudantes internacionais e permitir maior mobilidade de emprego a pessoas com a permissão de residência pendente. Algumas dessas ações estão sob julgamento na Corte Federal dos Estados Unidos, que está revisando sua legalidade.
Donald Trump (2017-hoje)
Em junho de 2017, o Departamento de Segurança Interna anunciou que a expansão da Ação Diferida para Chegadas na Infância não seria realizada, mas o programa seria revisado. A Ação Diferida para Pais de Americanos também foi definitivamente barrada pela administração Trump.
Desde que assumiu a presidência do país, Trump já anunciou inúmeras ordens executivas que afetam diretamente as políticas migratórias: o reforço da segurança nas fronteiras, o reforço no cumprimento das leis de migração, o aprimoramento do processo investigativo sobre as pessoas que desejam adquirir o visto para o país e a proibição temporária de que refugiados e nacionais de 6 países (Irã, Síria, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen) entrem no país foram algumas delas.