História, perguntado por evertonoliver07, 10 meses atrás

Preciso q Alguém me ajude com esse Caça Palavras Da Reforma Protestante.​

Anexos:

TinmokiaRobloxian: vc ja encontrou as palavras?
evertonoliver07: Ainda não
TinmokiaRobloxian: hmm
TinmokiaRobloxian: ok
peixinha12: eu já encontrei algumas

Soluções para a tarefa

Respondido por TinmokiaRobloxian
20

Resposta:

  1. Jan Hus
  2. Martinho Lutero
  3. Simonia
  4. Monarca Inglês
  5. Calvino
  6. A Bíblia de Lutero
  7. Contrarreforma
  8. Jesuítas
  9. A nove eu tentei achar mas n consegui, acho

      Acho que vc vai ter que procurar essa, sorry ´=w=`

  10.Trento

Explicação:

  • Olha, eu n tenho certeza da resposta,
  • Mas acho que esta certo, pesquisei elas.

                    Bons estudos!


evertonoliver07: vlw me ajudou bastante!
evertonoliver07: Eu pesquisei a nove então tá tranquilo.
TinmokiaRobloxian: que bom
TinmokiaRobloxian: e dnd ^^
Respondido por eduardospagnolo
5

Resposta do caça-palavras sobre Reforma Protestante:

  1. Jan Hus
  2. Martinho Lutero
  3. Indulgência
  4. Simonia
  5. Anglicana
  6. Predestinação
  7. Bíblia
  8. Contrarreforma
  9. Jesuítas
  10. Trento

Análise das questões sobre Reforma Protestante

1) Jan Hus

No início do século XV, mais um professor teólogo irá se juntar às ideias protestantes. Jan Hus foi um professor tcheco universitário de Praga, foi influenciado pelos escritos de outro protestante o britânico John Wycliffe.

Jan Hus foi crítico do poder que a Igreja e o Papa detinham em suas mãos. Afirmava que o poder que a Igreja deveria exercer era através da bíblia e das ideias de cristo, e não por ordem papal.

Jan vai ser caçado pela Igreja Católica, e após o julgamento do Concílio de Constança, vai ser executado na fogueira em praça pública em 1415.

2) Martinho Lutero

O professor e monge alemão Martinho Lutero, vai ser um dos principais participantes do movimento protestante. Também questionava o poder papal e que a Igreja Católica estava se distanciando dos ensinamentos de Cristo.

Após uma leitura da interpretação de Santo Agostinho das epístolas de São Paulo, Lutero ganhou convicção de que a prática das indulgências, assim como muitas outras, praticadas pela Igreja eram erradas.

Para Lutero, o perdão divino só seria alcançado através do reconhecimento do pecado, é realizado através do reconhecimento divino da fé do indivíduo por suas orações, se isso for desprezado o pecado e a culpa permanecerão.

3) Indulgências

As Indulgências eram uma espécie de imposto que a Igreja Católica vendia prometendo o perdão divino e a entrada para o paraíso. Foi mais uma forma que a Igreja Católica achou de lucrar com o medo dos fiéis de irem para o inferno.

Essa prática foi o que levou a criação das 95 teses de Martinho Lutero. Após a ida de um monge dominicano Johann Tetzel para a região de Wittenberg para realizar a venda de indulgências, Lutero expôs suas teses frente à Igreja de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517.

4) Simonia

A "simonia" era a prática da exploração econômica da fé dos cidadãos. Era realizada pela venda de itens comuns pela Igreja Católica, que afirmava que eram alguns desses objetos haviam sido de posse de santos e até mesmo de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Mas não ficava restrita a essa área, a prática da "simonia" também era formada pela venda de cargos clérigos, como por exemplo o cargo de bispo.

Essas práticas vão ser o que irá levantar a revolta do professor universitário britânico John Wycliffe que irá formular críticas veementes ao comportamento do Clero, defendendo o início de uma reforma que salvasse a Igreja da degeneração.

5) Anglicana

Após 13 anos do Henrique VIII receber grande apoio da Igreja Católica e inclusive o título de "Defensor da Fé" do papa Leão X por ter se posicionado veementemente contra as ideias de Lutero, o rei inglês irá se desconciliar da Igreja e formar sua própria igreja protestante, a Anglicana.

Henrique VIII buscava ampliar os poderes econômicos e políticos da dinastia Tudor e aumentar a autoridade real na Inglaterra, isso seria conquistado de forma mais simples com o rompimento do Estado inglês com a Igreja Católica.

6)Predestinação

A principal ideologia defendida pelo suiço João Calvino foi a teoria da Predestinação.

Essa teoria vai se basear no princípio de que Deus escolhe as pessoas para a salvação e também para a perdição eterna. Calvino afirmava que os motivos dessa escolha eram inexplicáveis, e que os seres humanos eram pecadores por natureza, e não possuíam nenhuma virtude para a salvação divina.

Por isso a escolha de Deus seria uma dádiva. Os praticantes dessa ideologia viram o caminho do perdão na devoção ao trabalho, à igreja e à família.

7) Bíblia

O livro sagrado que fora traduzido por Lutero foi a Bíblia. Pois o monge alemão afirmava que ela era a única fonte de salvação do indivíduo, e não a Igreja Católica.

Para Martinho o perdão só viria da graça divina e seria alcançado através do arrependimento e da fé.

8) Contrarreforma

Nunca a Igreja Católica tinha sofrido tantos ataques e para reagir sobre eles vai criar uma série de ações para tentar combater as ideias protestantes que estavam acontecendo por todo o mundo.

O movimento liderado pelo papa Paulo III se chamou de Contrarreforma.

9) Jesuítas

A ordem de padres católicos que tiveram a missão de propagar o catolicismo para os povos originários no "novo mundo" vão ser chamados de Jesuítas.

A Igreja Católica via nos indígenas a imagem do "homem" como ele veio ao mundo, e que era a missão dela salvar eles do pecado, através da catequese e do trabalho.

10) Trento

O Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III que teve como objetivo reagir sobre as revoltas protestantes que estavam enfraquecendo o poder político da Igreja Católica.

O Concílio nada mudou em sua antiga posição diante das críticas protestantes. Paulo III reafirmou os dogmas católicos e o fortalecimento da autoridade papal.

Saiba mais sobre “Reforma Protestante” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46790872

#SPJ3




Anexos:
Perguntas interessantes