PRECISO PRA HOJE ME AJUDEM!!!!
Elabore um resumo no caderno contendo os seguinte itens: •funções do sistema digestório •órgão do sistema (dentes, língua, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, figado, pâncreas e intestino grosso •funções de cada órgão •enzimas e suas funções (saliva, suco gástrico, suco pancreático e suco entérico) PRECISO COM URGÊNCIA ISSO
Matéria: ciências
(meus últimos 15 pontos)☹️☹️☹️
Soluções para a tarefa
O Sistema Digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (grosso e delgado), reto e ânus. Há também os órgãos digestórios acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. O Sistema Digestivo (também chamado de Sistema Digestório) consta essencialmente de um tubo de 10 a 12 metros de comprimento, colocado adiante da coluna vertebral, e aberto nas duas extremidades. Estudaremos, na ordem mencionada, estas cinco partes, e respectivos anexos, tanto anatômicos como fisiologicamente.
Boca
O primeiro importante componente do Sistema Digestivo. A primeira porção do tubo digestivo é a boca, sede de duas importantes funções, a mastigação e a insalivação. A cavidade bucal apresenta uma parede anterior, que são os lábios; duas paredes laterais, as bochechas; urna parede superior, a abóbada palatina; e uma parede posterior, compreendendo o véu palatino e a abertura que comunica a boca com a faringe. Anexos à boca existem certos órgãos de grande importância no fenômeno da digestão: a língua, os dentes e as glândulas salivares.
Língua
Graças à sua mobilidade, é ela auxiliar precioso da mastigação. Demais, sua sensibilidade especial aos sabores lhe permite perceber, muitas vezes, o estado dos alimentos, pelo que é tida como “sentinela” à entrada do tubo digestivo.
Dentes
Os dentes são órgãos esbranquiçados, duros, de consistência pétrea, implantados nos alvéolos dos maxilares.
Em cada dente se distinguem, superficialmente, três partes:
1. Uma porção visível, fora do alvéolo, que é a coroa do dente;
2. Uma porção oculta no alvéolo, denominada raiz;
3. Uma porção intermediária, o colo.
Saliva
O produto segregado pelas glândulas salivares fundamental ao sistema digestivo é a saliva. Diferem as salivas, segundo a glândula que as produziu, chamando-se saliva mista à mistura das três espécies. Em 100 partes de saliva, há mais ou menos 95 de água, alguns sais, sulfocianeto de potássio, mucina e um fermento, a ptialina, que desdobra o amido em maltose. A ptialina, ou amilase salivar, atua melhor em meio neutro, sendo a sua atividade prejudicada pelos ácidos e destruída pelo aquecimento a 60 graus. Como sucede aos fermentos em geral, a ação da ptialina sobre o amido é impedida pela presença do próprio produto da reação: quando 80% do amido se transformou em maltose, o fenômeno cessa. Provocam a secreção salivar excitações diversas. Os movimentos da mastigação, a presença de substâncias quaisquer na boca, basta para isso. Contudo, a ação das substâncias sápidas é a mais adequada para despertar a secreção salivar. O cheiro dos alimentos, a sua vista, a simples representação mental deles, pode despertar a atividade das glândulas salivares: é o que se chama secreção psíquica.
Principais funções do Sistema Digestório:
Ø Captação dos alimentos através da boca (ingestão);
Ø Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal.
Ø Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal;
Ø Digerir os alimentos através do processo de degradação química (moléculas grandes são transformadas em menores) e mecânica (moídos na boca e triturados nos músculos do estômago e intestinos);
Ø Absorção de nutrientes e outras substâncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.
Ø Eliminação das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecação). São eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, células não utilizadas pelo organismo, bactérias e matérias orgânicos não absorvidos.