História, perguntado por roberthe32rp, 4 meses atrás

PRECISO PRA AMANHÃ. Qualquer erro, me desculpem.

1) As elites coloniais, separadas em duas facções, se encontravam em constante conflito. Estas eram ligadas a interesses de diferentes setores sociais, cada um ligado ao seu local de origem. Quais eram estes setores?

A) Carratones, representantes das elites metropolitanas e crioulos representantes indigenas que se preocupavam em acabar com a escravidão de seus povos.

b) Insulares, ligados aos interesses das elites industriais coloniais, geralmente mestiços e criollos, representantes da coroa espanhola que a defendiam ferrenhamente


c) Criollos, elites peninsulares que representamos interesses da metropole e chapetones, nascidos nas colonias e representante das elites locais.


d) Criollos, elites nascidas nas colonias que representavam as elites locas e chapetones, elites nascidas na metropole e que representavam os interesses da cores espanhola

2) "É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vinculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só lingua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar, mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres semelhantes dividem a América.

O texto foi escrito durante lutas de independência da América Hispânica. Sobre isto podemos dizer que:

A) Ao contrário do que afirma a carta, Bolivar não aceitou a diversidade americana e buscou escravizar os povos nativos.

b) Conforme o que afirma na carta, Bolivar declarou diversas vezes seu sonho de criar uma América unificada, mas reconheceu que nela havia diferenças e estas eram enormes.

c) Conforme afirma na carta, Bolivar acreditava que a América espanhola apenas poderia ser mantida unida se continuasse submissa à Espanha.

d) Ao contrário do que afirma na carta, Bolivar decidiu que a Espanha era um mal terrivel e um erro na história da América.


3) O processo de independência de México foi marcado por uma sangrenta guerra que durou 11 anos Sobre isto, assinale alternativa INCORRETA:

a) a forma com que a guerra ocorreu é uma grande incógnita, pois não sabemos muito sobre este processo graças a falta de documentos.

b) A revolta foi iniciada pelo padre Miguel Hidalgo, um criollo que buscava criar uma nação sem escravidão e preconceito contra indígenas.

c) O processo revolucionário mexicano foi longo graças à força da repressão espanhola.

d) A independência mexicana teve grande participação de indígenas e pretos.


4) Qual era o nome das unidades administrativas estabelecidas nas colonias espanholas após a invasão francesa à Peninsula Ibérica em 1808

a) Cabildos

b) Focos de governo

c) Repartições públicas de resistència

d) Juntas governativas

5) Por que razão a Inglaterra, Brasil e Estados Unidos foram contra a formação de uma América espanhola unificada?

A) O Brasil na verdade for solidário à formação deste bloco politico por ter a esperança de juntar-se a ele. EUA e Inglaterra foram contra porque temiam o poder que tal nação poderia ter.

B) Inglaterra e EUA se opuseram graças aos seus medos do poder que tal nação teria. O Brasil se opunha por também temer tal poder e também por ser contra o abolicionismo presente no movimento de Bolivar

c) O Brasil e os EUA, nações escravistas, eram contra o abolicionismo de Bolivar, enquanto que a Inglaterterra apoiava a formação desta nação por desejar expandir seu mercado de

d) A partir do momento em que a Inglaterra declars que teni interesse em negociar com a ação idealizada por Bolivar, EUA e Brasil se unem para lutar contra esta empreitada

6) Em meio a um discurso de libertação contra a tirania e exploração realizada pela Espanha, muitos lideres revolucionários da América espanhola estavam interessados na independência em relação à Espanha, mas mantendo o sistema de privilégios em que eles se criaram. Sobre isto, assinale a alternativa CORRETA

a) Os criollos cram tipicamente uma nobreza do povo, sendo pobres, mas sempre sonhando com os privilégiosdos chapetones.

b) Os chapetones, ao defenderem independência de suas regiões, se viam presos em seus próprios preconceitos e viam os nativos como inferiores.


c) Os criollos cram escravistas, mas tiveram uma madança de coração e se tomaram abolicionistas, porém ao mesmo tempo queriam os escravos libertos continuassem inferiores.

d) Os criollos, por mais que buscassem a independência em relação à Espanha, eram fruto de um sistema desigual que os beneficiava em relação à maior parte da população, por isso a maioria deles queria manter tais privilégios.


Soluções para a tarefa

Respondido por brunadebessa
0

Resposta:

n estudei esta materia ainda,mas, a 1 acho q é a c

Perguntas interessantes