Português, perguntado por estherlyra5, 6 meses atrás

PRECISO PARA HOJE
Teatro regional discute assédio, pobreza e outros temas contemporâneos
Alencar, “No Fundo do Poço” aborda importantes temáticas sociais discutidas na contemporaneidade. Foto: Divulgação Aline Bouhid A prática do assédio sexual, do suicídio e as consequências da pobreza são alguns dos temas que serão trazidos
para o público na próxima segunda-feira (21), no Teatro Goiânia. O espetáculo ” No Fundo do Poço” é apresentado pelo Grupo de Teatro Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, e integra a programação do 17° Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. A peça é de autoria do dramaturgo Danilo Alencar. O grupo de teatro da PUC já participou de várias edições do festival. Para Alencar, o Goiânia em Cena é essencial para a construção da história do teatro em Goiás. “É um momento de encontro com as dramaturgias regionais e de
reconhecimento das diversas linguagens teatrais exploradas pelas companhias. O Goiânia em Cena representa verdadeiros diálogos cênicos”, enfatizou.Escrita há 10 anos, a obra “No Fundo do Poço” apresenta, de forma pontual e relevante, diversas figuras de linguagem que apresentam de maneira peculiar as características da cultura regional, especialmente daquela vivida no campo. O dramaturgo explica que a pesquisa realizada no processo de montagem identificou altos índices da prática de violência sexual no Estado de Goiás.“É triste reconhecer que não foi difícil encontrar vítimas de abuso. Infelizmente nós descobrimos que essa prática que assola o país é muito comum entre familiares”. Depoimentos de várias vítimas foram usados para a construção do espetáculo. A realidade de famílias com histórico de assédio sexual, a influência das crenças e da cultura popular, além do cenário de sobrevivência de famílias em situação de pobreza são algumas das temáticas abordadas no espetáculo “No Fundo do Poço”.

Com base no texto acima responda: qual é a importância do teatro abordar temáticas como ado espetáculo “No Fundo do Poço”?

Soluções para a tarefa

Respondido por mundodabekaa
1

Resposta:

A prática do assédio sexual, do suicídio e as consequências da pobreza são alguns dos temas que serão trazidos para o público na próxima segunda-feira (21), no Teatro Goiânia. O espetáculo ” No Fundo do Poço” é apresentado pelo Grupo de Teatro Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, e integra a programação do 17° Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. A peça é de autoria do dramaturgo Danilo Alencar.

O grupo de teatro da PUC já participou de várias edições do festival. Para Alencar, o Goiânia em Cena é essencial para a construção da história do teatro em Goiás. “É um momento de encontro com as dramaturgias regionais e de reconhecimento das diversas linguagens teatrais exploradas pelas companhias. O Goiânia em Cena representa verdadeiros diálogos cênicos”, enfatizou.

Escrita há 10 anos, a obra “No Fundo do Poço” apresenta, de forma pontual e relevante, diversas figuras de linguagem que apresentam de maneira peculiar as características da cultura regional, especialmente daquela vivida no campo. O dramaturgo explica que a pesquisa realizada no processo de montagem identificou altos índices da prática de violência sexual no Estado de Goiás.  

“É triste reconhecer que não foi difícil encontrar vítimas de abuso. Infelizmente nós descobrimos que essa prática que assola o país é muito comum entre familiares”. Depoimentos de várias vítimas foram usados para a construção do espetáculo. A realidade de famílias com histórico de assédio sexual, a influência das crenças e da cultura popular, além do cenário de sobrevivência de famílias em situação de pobreza são algumas das temáticas abordadas no espetáculo “No Fundo do Poço”.  

Sobre o autor

Nascido no interior de Minas Gerais, Danilo Alencar é dramaturgo e diretor de teatro há mais de 30 anos. O teatrólogo atua como diretor do Grupo Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, desde 1988, onde ministra oficinas de teatro para atores iniciantes e profissionais. Com atuação relevante na cena goiana, Alencar é autor das obras: Nos Trilhos da História (1988), Liberte Uai (1989), Sob o Sol de Canudos (1991), Anjos Poetas (1995), Herdeiros de Zumbi (2000), A Clara do Ovo (2004), Travesseiro (2013), Mundo Cerrado (2015), além de outras. Durante 10 anos, o diretor encenou o espetáculo Balada de um Palhaço (2006), de Plínio Marcos; montagem que circulou pelo Brasil e conquistou vários prêmios em importantes festivais do Brasil.

Explicação:

Perguntas interessantes