História, perguntado por jaquepb, 1 ano atrás

PRECISO MUITO DE AJUDA
Principais atividades desenvolvidas pelo grupo no Brasil, PELOS RUSSOS


vagnerlacerda2: what?
vagnerlacerda2: explique melhor o que você quer
vagnerlacerda2: explique melhor o que você quer
vagnerlacerda2: explique melhor o que você quer
vagnerlacerda2: explique melhor o que você quer
jaquepb: é um seminário. E o tema é ''A presença dos imigrantes no Brasil''. Meu país é Russia e eu quero saber as principais atividades desenvolvidas pelo grupo de russos no Brasil
vagnerlacerda2: cara agora tu me deixou sem argumentos kkkkkk
jaquepb: Obrigada mesmo assim =/

Soluções para a tarefa

Respondido por hellencrissy
8
A primeira imigração oficial de russos para o Brasil ocorreu após a malfadada revolução de 1905 na Rússia, tendo o governo brasileiro concedido asilo político aos revolucionários. 
Em 1906, grupos descontentes com as renovações litúrgicas promovidas pela Igreja Ortodoxa Russa, os assim chamados "staroveri" ("fiis do antigo credo"), resolveram deixar o país para manterem as suas crenças religiosas. Eram grupos formados em sua maioria de camponeses de todas as regiões da Rússia e que acabaram por se fixar-se como pequenos produtores rurais em diversos estados brasileiros. No Estado de Mato Grosso os "staroveri" estabeleceram-se numa fazenda onde, ate hoje, cultivam a terra num sistema coletivo. 

Uma segunda imigração, bem mais numerosa, aconteceu a partir de 1918 composta de refugiados russos da revolução bolchevista. Especialmente em 1920 e posteriormente aqui chegaram muitos russos ''brancos'' (adeptos do regime czarista), vindos da Crimia. 
O contingente de emigrantes russos de 1921 era formado de representantes de diversos classes profissionais e sociais da deposta monarquia russa. Eram padres, estudantes de escolas militares, literatos, intelectuais, religiosos e, principalmente, oficiais e soldados do exercito "branco" czarista, derrotados na luta contra a implantação do regime comunista. Lotando vasos de guerra, navios mercantes e pequenas embarcações de diversas nacionalidades eles atravessaram o Mar Negro ate Istambul, seguindo depois para Galipoli e para a ilha de Lemnos, ainda na Turquia. De l, tomaram como destino diversos países do mundo, inclusive o Brasil. 
Em 1926, outro contingente emigratório da Rússia usando as rotas do Mar Báltico, passando principalmente pela Estônia e, mais ao norte, pela Finlândia. 
Naquela época, a imigração para o Brasil tinha um incentivo maior, pois, a política imigratória do Estado de São Paulo privilegiava a vinda de camponeses e pessoas habituadas a trabalhos pesados no campo. Descontentes e perseguidos em seu próprio país, estes novos contingentes no hesitaram em dissimular sua instrução e cultura para aproveitar esta oportunidade e sair da Rússia de qualquer maneira, fugindo do novo regime. 

Durante toda a década de 20, milhares de famílias russas buscaram refúgio nos países vizinhos: Polônia, Estônia, Tcheco-Eslováquia, Iugoslávia, Bulgária e China. Com o término da Segunda Guerra em 1945, a União Soviética estendeu seu controle aos países do leste europeu. Os russos, que estavam exilados naqueles países, foram obrigados a emigrar novamente. 
A estes exilados juntaram-se outros que, feitos prisioneiros durante a guerra, prestaram trabalhos forados aos alemães e, por isso, temiam ser acusados pelo regime stalinista de "colaboracionistas dos alemães" . Havia também muitos membros do exército soviético que, com o fim do conflito, desertaram e procuraram as foras ocidentais. Ficaram conhecidos como Displaced Persons (DP), ou Deslocados de Guerra. Sob a tutela da UNRRA (United Nations Relief and Rehabilitation Administration) e, posteriormente, da IRO (Intemational Refugee Organization), eles primeiramente permaneceram em campos de refugiados na Áustria. Depois, na condição de aptridas, foram encaminhados para diversos países, inclusive o Brasil. O grupo mais numeroso de imigrantes russos foi o proveniente dos campos de refugiados da Alemanha, Áustria e Itália. 
Chegando ao Brasil, foram abrigados nas hospedarias da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, e na de Campo Limpo Paulista, em São Paulo, criadas especialmente para esse fim. Esse movimento manteve-se intenso ate o incio da dcada de 1950. 
Os dados sobre a imigração russa no Brasil registram a entrada no pais de 123.727 russos no período de 1919 a 1947. Este número parece exorbitante e provavelmente há alguma confusão com o termo genêrico "eslavos". Podemos admitir que a maior parte dos, assim chamados, "russos" deve ter sido de ucranianos, armênios, lituanos, letos etc. 

No Paraná colonizaram a região de Prudentópolis onde se dedicaram principalmente à agricultura com plantações de milho, feijão, repolho, batata, etc. Difundiram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas no Paraná. Trouxeram consigo um modelo de carroça tipicamente eslava, utilizada até hoje no Paraná para o transporte de materiais e de produção agrícola. 

Além do Mato Grosso e Paraná ainda se verifica a presença russa em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia.
Perguntas interessantes