Português, perguntado por vijunqueira, 1 ano atrás

Preciso do resumo to livro mayombe

Soluções para a tarefa

Respondido por monelari
8
Estudo

“Mayombe” – Análise da obra de Pepetela

A obra, que cria um painel de Angola nos anos 1970, período da guerra de independência, mostra os desafios enfrentados pelos revolucionários para a libertação do país e critica as divisões internas e a falta de um ideal comum

Por Da Redação

access_time16 maio 2017, 13h29 - Publicado em 16 set 2016, 16h45

chat_bubble_outlinemore_horiz



Publicado originalmente em 1980, Mayombe foi escrito durante a participação do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) na guerra de libertação de Angola na década de 70. Recompõe o cotidiano dos guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em luta contra as tropas portuguesas. O romance, inovador, aborda as ações, os sentimentos e as reflexões do grupo, e as contradições e os conflitos que permeavam as relações daqueles que buscavam construir uma nova Angola, livre da colonização.

PUBLICIDADE

Foco narrativo

A obra é organizada em seis capítulos nos quais há variação do foco narrativo – um narrador onisciente e onipresente se intercala com as personagens, guerrilheiros do MPLA, no papel de narrador da história. Com isso, Pepetala demonstra que nem mesmo a revolução se organiza como um conjunto, sendo enxergada de forma diferente e conflitante pelos seus próprios membros. Cada um desses observadores-participantes, com origem, ideologia, visão e propostas próprias, possuem também ideais distintos que os impedem de lutar pela mesma unidade libertadora.

Tempo

"O Mayombe começa com um comunicado de guerra. Eu escrevi o comunicado e… o comunicado pareceu-me muito frio, coisa para jornalista, e eu continuei o comunicado de guerra para mim, assim nasceu o livro", escreve o autor numa obra híbrida entre o romance e a reportagem.

Perguntas interessantes