Sociologia, perguntado por pereirabarretoitalo, 6 meses atrás

preciso de uma resenha do conto Mariana de Machado de Assis, com pelo menos 30 linhas, alguém pode me ajudar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por herilanesantos15
8

Explicação:

A heroína realista

Mariana 1871 (Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, pág. 54) é um dos vários contos escritos pelo grande Machado de Assis. Em resumo, a história começa com a chegada de Macedo da Europa, que já se revela um personagem fútil, pois só percebe as mudanças superficiais ocorridas na cidade durante sua ausência, como novos prédios e mais movimentação comercial e popular. Ele marca um almoço com outros três amigos onde cada um fala um pouco sobre sua vida até Coutinho ser interrogado sobre seu casamento e revelar, com abatimento e meio bravo, que ele não ocorreu.

Após pequena pausa, Coutinho retoma a conversa e explica o porquê da anulação de seu casamento: a paixão de uma escrava chamada Mariana, que foi criada e educada por sua família. Alguns dias antes do casamento entre Coutinho e Amélia, Mariana mostrava-se abatida, já não era mais a alegre e sorridente cativa que costumava ser. Josefa, irmã de Coutinho, desconfia que Mariana esteja apaixonada pelo irmão, que não faz muito caso da situação até Mariana adoecer e ele pedi-la para sobreviver. Mariana se recupera dias depois, dando a entender que ela é uma típica heroína romântica. Restando poucos dias para a realização do casamento, ela foge duas vezes, sendo que na segunda se mata após revelar que ama como nunca amou ninguém a Coutinho, mais uma vez mostrando sua identidade romântica.

O caso comove o rapaz e ele se mostra muito triste e abatido com a morte da criada, não por corresponder ao amor desta, mas por se sentir culpado por ter sido o responsável pela situação. Essa tristeza mexe com o espirito de sua noiva que rompe o casamento, dizendo ao pai que havia mudado de resolução. Ao terminar de narrar o episódio, os amigos saem pela Rua do Ouvidor examinando os pés das damas que desciam dos carros. O conto não se revela um dos mais críticos de Machado de Assis, muito menos um dos mais impactantes, trata-se de uma obra didática e melodramática feita, talvez, para conscientizar as leitoras de Machado de Assis sobre temas como escravidão.

Respondido por torres320
3

O conto "Mariana" relata um amor que foi perdido com o tempo. Mariana, antes era apaixonada por Evaristo. Apesar disso, se casou com Xavier Ela jurou amor eterno ao amante Evaristo. No meio desse caso extraconjugal, ela decide se suicidar. É salva, porém, pela mãe. Evaristo vai para a Europa. Anos depois, retorna ao Brasil. Xavier estava doente. No final, ela não revive o amor com Evaristo.

Lembre-se de que uma resenha deve apresentar um pequeno resumo da obra mais a sua opinião sobre o texto. Isso indica que a questão é pessoal. Apesar disso, seguem alguns apontamentos para inspirar você.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/11939319

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes