Português, perguntado por talithamoraes8p7g490, 11 meses atrás

Preciso de uma redação sobre " o jovem no mercado de trabalho"

Soluções para a tarefa

Respondido por matrixgames57
18
No Brasil, os jovens encontram muitas dificuldades de conseguir o primeiro emprego. Essas dificuldades, geralmente, estão relacionadas com a falta de experiência dos mesmos, pois muitos jovens, não vêm para as empresas com uma experiência prévia, gerando medo e desconfiança dos empregadores. Os empregadores, procuram pessoas com experiência, mas como os jovens irão disputar uma vaga de emprego, se nunca dão uma chace pra eles mostrarem sua capacidade, desta maneira, nunca deixando se ser inexperiente.
Desde a década de 80, o número de adolescentes em busca de um salário aumentou. A razão desse aumento se deve, por culpa das constantes crises econômicas que obrigam os mais novos a contribuírem com o sustento da família. Por não possuírem experiências anteriores, adolescentes de 16 aos 24 anos tem dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. Os que conseguem um emprego ganham salários inferiores, ou arrumam empregos informais, sem carteira assinada.
Para resolver esse problema, em 2000 foi aprovada a lei 10 097, mais conhecida como Menor Aprendiz. Esta, obriga que as empresas de grande e médio porte, que cerca de 5 à 15% de seus funcionários, sejam aprendiz. Em 2005, foi criado pela Eletrobrás em parceria com o Senai, o programa Jovem Aprendiz. Este junto com a lei 10 097, facilitou a entrada do jovem no mercado de trabalho, pois fornecem a experiência que o jovem necessita para adentrar em um emprego.
Portanto para resolver esse problema, os empregadores devem abrir mais vagas em suas empresas para os jovens que buscam o primeiro emprego, pois estes muitas vezes não têm experiência, mas na maioria das vezes essas pessoas inexperiente, acabaram de terminar uma faculdade ou algum curso técnico, tornando-as qualificadas para ingressarem no emprego. Cabe também ao Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, ampliar o Programa Jovem Aprendiz, e também através do Ministério da Educação, deve investir Escolas Técnicas, estas no 3º ano do ensino médio, devem fornecer estágios, fazendo com estes estudantes adquirirem experiência, facilitando assim o acesso ao mercado de trabalho.
Respondido por dedegameruv
2

Resposta:

O mercado de trabalho atual exige muitas qualificações comportamentais para que os profissionais se adaptem às novas expectativas atuais , tais como conhecimentos de negócio, flexibilidade nos currículos , saber trabalhar em equipe e exercer a proatividade, dentre outros. Nesse sentido, tenho expectativas em realizar cursos interdisciplinares, como administração ou informática , para que eu esteja mais capaz e informatizado durante a tentativa de procura de um emprego qualificado . Além disso ,a sociedade tem mudado muito rapidamente nos últimos tempos, principalmente devido aos avanços da tecnologia. Nesse ínterim, devo me preparar para essas mudanças, além de ser uma pessoa disposta a acompanhá-las, já que o mercado de trabalho busca por profissionais que conseguem se adaptar com facilidade a cenários novos. Para que eu não passe por dificuldades e tenha meus anseios quanto a busca de uma profissão , faz-se imprescindível que inicialmente eu invista em minha carreira profissional e em conhecimentos técnicos que me especializarão profissionalmente. Por fim, eu nunca devo parar de estudar e a buscar me aprimorar cada vez mais , já que devo me preparar para o que o mercado de trabalho irá exigir, além de desenvolver minhas habilidades na devida profissão escolhida, assim, me sobressar-me-ei perante os demais

Explicação:

Perguntas interessantes