Administração, perguntado por lclucas1797, 9 meses atrás

preciso de uma redação/dissertação sobre a diferença entre gestão publica/estado-nação e a gestão da economia de mercado. a partir da finalidade e objetivos de cada um dos setores.
sendo obrigatório comentar:
1-primeiramente, o conceito de estado democrático de direito
2-a finalidade de cada poder que compõem o estado democrático de direito
3-a diferença entre povo e população; com exemplos
por favor preciso para o mais rápido o possível e urgente.

Soluções para a tarefa

Respondido por dayanatenente05
2

Resposta:

O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito. Este trabalho foi orientado pela Professora Rosana Aparecida Valderano de Lima.

Sempre que o Brasil se encontra em tempos de eleições, os candidatos empunham a bandeira da democracia, sobem ao palanque e bradam em seus discursos invocando o Estado Democrático de Direito, as vezes nem eles sabem o que estão dizendo.

Estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um e todos (do simples indivíduo até o poder público) são submetidos ao império do direito. O estado de direito é, assim, ligado ao respeito às normas e aos direitos fundamentais. Em outras palavras, o estado de direito é aquele no qual até mesmo os mandatários políticos (na democracia: os eleitos) estão submissos à legislação vigente.

A teoria da separação dos poderes de Montesquieu, na qual se baseia a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma a distinção dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e suas limitações mútuas. Por exemplo, em uma democracia parlamentar, o legislativo (Parlamento) limita o poder do executivo (Governo): este não está livre para agir à vontade e deve constantemente garantir o apoio do Parlamento, que é a expressão da vontade do povo. Da mesma forma, o poder judiciário permite fazer contrapeso a certas decisões governamentais (especialmente, no Canadá, com o poder que a Carta dos Direitos e Liberdades da Pessoa confere aos magistrados).

As distinções entre essas duas palavras vêm mais do mundo jurídico do que do dicionário em si.

Segundo a professora Nathália Masson, população é um conceito numérico. Nesse sentido, ele indica a quantidade de pessoas que vivem em determinado território.

Assim, é irrelevante se o indivíduo é ou não um nacional daquela localidade. A população abrange aqueles que nasceram naquele local, mas também todos os outros estrangeiros que vieram de outros destinos, mas que lá estão naquele momento.

Povo

Já povo é conjunto de pessoas que são oriundas de determinado local, independentemente de onde esses indivíduos vivam atualmente.

Por exemplo, um brasileiro que mora nos Estados Unidos faz parte do povo brasileiro, mas não da população do Brasil. Em outras palavras, ele nasceu no país, porém mora em outro lugar.

Resumo

População – todas as pessoas que estão em um determinado território

Povo – todas as pessoas nacionais de determinado país.

Explicação:

diferença entre gestão publica/estado-nação e a gestão da economia de mercado:

As instituições públicas afetam nosso cotidiano de diversas maneiras. Seja por meio de um serviço público realizado lentamente, seja por meio de um projeto que trouxe melhorias para a região em que vivemos, a Gestão Pública está presente em nossas vidas.

No entanto, é bem provável que nunca tenhamos parado para pensar como essas instituições são administradas. Quais os problemas e desafios que os gestores de setores públicos enfrentam diariamente?

Assim como as empresas privadas, que possuem organismos complexos e bem definidos, a Gestão Pública também dispõe de processos e estratégias específicas.

Perguntas interessantes