Artes, perguntado por dkdigital, 9 meses atrás

preciso de uma historia de teatro de objetos

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianclarck209
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Resposta:

Conceito: [1]

O Teatro de Objetos já foi e ainda é um segmento do teatro de animação que surgiu na década de 80, a partir do encontro dos grupos franceses Théâtre de Cuisine, GareCentrale, Gyulio Molnar, Théâtre Manarf, Vélo Théâtre e Teatro Delle Briciole. A principal característica do teatro de objetos é a utilização de objetos prontos, deslocados de sua função utilitária, transformados em personagens na cena.[2]

Esse tipo de teatro ainda é pouco desenvolvido no Brasil, mas durante a década de 1980 teve um relativo reconhecimento graças ao quadro de contadores de histórias no programa Rátimbum. O teatro de Objetos já possui tradição na Europa e é dessa parte do mundo que vem a maioria das companhias.

O maior expoente do teatro de objetos no Brasil é o artista Cláudio Saltini e sua trupe Circo de coisas. Merecem destaque também o “Grupo Girino”, “Truks”, Cia Sobrevento, entre outros.[3]

Ocasionalmente, uma a duas vezes por ano, ocorre o FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos, em parceria com o SESI. O Festival Internacional de Teatro de Objetos passou por nove capitais brasileiras, de norte a sul do País. Fitou e foi fitado por mais de 300 mil pessoas. Sua primeira edição foi no ano de 2009.[4][5]

resumo :

O presente artigo[6] discute a arte do Teatro de Objetos como manifestação que vem ganhando visibilidade[7] no cenário[8] da criação teatral contemporânea e problematiza concepções e diferenças entre Teatro de Objetos e Teatro de Bonecos feito com objetos. Destaca as principais idéias de seus fundadores quando da sua criação em 1980 na França. Evidencia as diferentes visões sobre o modo de pensar e criar nessa arte, tendo como referência espetáculos que se apresentaram no Brasil nos últimos anos. O artigo também situa o percurso de alguns grupos brasileiros que vêm trabalhando nessa perspectiva.

Quando, no Teatro de Objetos, usamos um lenço de seda para retratar uma mulher bonita, associamos a suavidade da seda para caracterizar a maciez e, por conseguinte, a beleza desta mulher. Assim, vemos que não podemos escolher qualquer objeto para expressar a personagem ou idéia que buscamos: o objeto escolhido deve criar no espectador uma associação metafórica que o transforme em outra coisa além do que ele é, sem que deixe de ser o que ele efetivamente é. Precisaríamos, portanto, encontrar em um objeto algo que justificasse associá-lo à idéia ou à imagem que escolhemos. Exemplos com objetos:

• pela forma e a cor, uma ameixa poderia ser um coração;

• pelo movimento, um furador de papel poderia ser um sapo;

• pela função, um martelo poderia ser um personagem rude e violento;

• pela semântica, um pregador de roupas poderia ser um pregador religioso.

Explicação:

Porque eu copiei

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