Português, perguntado por jordaniac530, 1 ano atrás

Preciso de uma cronica??

Soluções para a tarefa

Respondido por teamo31
3
D. Serena, com mais de setenta anos de vida, que dizem ser a ‘melhor idade’, já havia escrito três cartas ao seu filho Sabino, residente e domiciliado na capital, que eram de dar dó. Vejamos um só trecho da última:

SABINO, MEU FIOZINHO DE FÉ, MEUS ZOIO NUNCA QUE VIRAM COISA TÃO FEIA POR ESTE SERTÃO DE MEU DEUS. EVITO INTÉ IR LÁ NO ROÇADO. AS CABRITINHA DO ARTUZINHO, MEU NETO E TEU AFIADO,  NUN EXISTE MAIS. A ÚTIMA MORREU ONTI, LÁ PELAS HORA DA AVE MARIA. EU NUN TENHO MAIS IDADE PRA TANTO SOFRIMENTO. A VONTADE QUE TENHO É DE MORRÊ E MI ENTERRÁ JUNTO CUM OS ANIMAIS.

Sabino leu a carta e releu. No entanto, lhe faltou força para dar a resposta. Suas lágrimas corriam tão rapidamente pelo papel, que até lembravam cobra assustada. Ficou de crista baixa como diz o povo da zona rural, lá de Cachipó. E perdeu logo o apetite. No dia seguinte, tomou uma decisão que lhe parecia a mais acertada. Esperou seu filho Disney voltar do colégio e sentenciou:
_ Avise amanhã, na sua escola, que na próxima semana você vai precisar faltar às aulas.
_ Mas, pai... faltar...
 Sabino nem o deixou completar.
_ Isso mesmo! Faltar as aulas, sim. É por uma causa nobre. Você, que há muito tempo não quer nada com a “Hora do Brasil”, vive repetindo um ano atrás do outro, pois, agora, vai aplicar suas teorias lá no interior nordestino, onde eu vivi quando tinha a sua idade, moleque!

Diante daquela contundente colocação, Disney nem sequer levantou a cabeça. Só lhe restou a obediência de filho. Dez dias depois, estava ele rompendo estrada de chão, se banhando de pó pelo sertão adentro.... A salvação era se agarrar aos sonhos. Aliás, isso era o que ele mais fazia, na condição de adolescente. Até o seu nome, Disney, lhe proporcionava sonhos fantásticos. Mas, como ter sonhos coloridos naquele cenário tão funesto, cuja chuva havia se evadido por tanto tempo? Ali, havia de cumprir a sua missão: levar esperança à sua avó  Serena. Em seguida, entregar-lhe a quantia enviada pelo seu pai e relatar tim- tim por tim-tim, a situação em que se encontravam os demais parentes próximos.

Para surpresa de Sabino, o seu filho Disney estava se saindo muito bem. No primeiro telefonema já relatou o balanço que fizera de quase tudo, e, com orgulho, acrescentou:
_ Pai, prometo que quando eu voltar serei uma pessoa diferente. Serei, acima de tudo, um guerreiro. Terei mais olhos para o homem do campo. E, por favor, avise lá na escola que na próxima semana estarei de volta... – Foi aí que Sabino o interrompeu:

_ Não se avexe não, filho! É que os professores entraram em greve. Aproveite, por enquanto, as aulas práticas daí do sertão. A coisa parece que vai ficar meio feia, por aqui. Os professores, também, têm sede e fome...

Não completou o seu raciocínio, e a ligação caiu.
Perguntas interessantes