História, perguntado por guifwerner, 1 ano atrás

preciso de um trabalho respondido em forma de texto

Os antecedentes do processo de independência e as motivações dos Americanos de se tornarem independentes. Como foi a participação popular no processo de independência Como os países se organizam após o termino dos processos de independência.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasdiasdasilva167
0

A colonização inglesa na América do Norte começou em 1607, em Jamestown, na Virgínia. Nos anos seguintes, novas colonias seriam criadas na região. Desde o começo, o governo inglês concedia a companhias de comércio cartas régias autorizando-as a implantar colônias em determinada região. Além disso, o rei doava certa extensão de terra a famílias da nobreza. E, por fim, grupos calvinistas que atravessavam o oceano, criavam na América uma nova sociedade semi-independente da Inglaterra. Esse último povoamento ocorreu na região onde hoje é Massachussets. Em 1680, os puritanos que apoderavam-se dessas regiões somavam um total de 250 mil habitantes; um século depois, essa soma chegaria a 1,5 milhão.

No século XVIII havia na América treze colônias sob o domínio da Inglaterra. E, apesar de apresentarem características comuns, essas colônias diferiam em vários aspectos. As do sul foram colonizadas por pessoas pobres: artesãos e agricultores em busca de enriquecimento rápido. Com a disposição do rei da Inglaterra Carlos I, muitos senhores ricos seguiram para essa região, onde se tornaram grandes proprietários de terras e de escravos.

A região norte, chamada de Nova Inglaterra, tornou-se abrigo de puritanos e pessoas pobres que fugiam da miséria e de perseguições religiosas. A educação era uma das principais prioridade dessas pessoas, bem como o comércio: os mercadores compravam açúcar e melaço das Antilhas e os transformam em rum; esse rum era levado para a África e trocado por escravos; os escravos eram vendidos para as colônias do sul e para as Antilhas. Em suma, as famílias que viviam ali eram auto-suficientes, teciam suas roupas, cultivavam seus alimentos e fabricavam os seus móveis.

As colônias do centro reuniam características tanto das Colônias do Norte quanto das do Sul. Eram cosmopolitas e heterogênea, formada por ingleses, holandeses e irlandeses. Havia desde pequenas propriedades que praticavam agricultura a grandes latifúndios.

Embora estivessem subordinadas às leis inglesas, as Treze Colônias dispunham de relativa autonomia. Especialmente nas colônias do Norte, onde os puritanos, em 1620, estabeleceram entre si um acordo de autogovernabilidade chamado Pacto de Mayflower.

No século XVIII, as relações entre as colônias e a metrópole começaram a se deteriorar em decorrência de restrições e limitações do governo inglês. Os americanos eram proibidos de implantar fábricas que concorressem com as indústrias britânicas. Além disso, as mercadorias comercializadas pelas colônias deveriam ser transportadas apenas por navios ingleses, e os colonos não podiam comercializar com nenhum outro país além da Inglaterra.

A insatisfação dos colonos tornou-se maior ao fim da Guerra dos Sete Anos, conflito entre França e Inglaterra entre 1756 e 1763 na disputa por territórios na América do Norte, África e Ásia.

Com a péssima situação financeira ocasionada pela guerra, o parlamento britânico aprovou a cobrança de novos tributos e impôs às colônias taxas de importação sobre diversos artigos, como papel, metais, vidros e chá.

Essas medidas provocaram diversas manifestações de protesto contra o governo inglês. Ao mesmo tempo, os colonos passaram a boicotar produtos da Inglaterra e as assembléias coloniais começaram a questionar o direito do Parlamento britânico taxar suas colônias.

Apesar de, num primeiro momento, o governo inglês ter voltado atrás e suspendido as novas taxas, mantendo apenas o imppsto sobre o chá, os colonos ainda argumentavam que essa cobrança era ilegal. Por isso, começaram a comprar chá apenas da Holanda. Em 1773, esse enfrentamento atingiu seu ápice quando três barco da Companhia Britânica das Índias Ocidentais foram atacados no porto de Boston.

Em represália, o Parlamento inglês fechou o porto de Boston, ocupou a cidade militarmente restringindo os poderes da assembléia de Massachussets.

Os representantes de todas as colônias, em 1774, reuniram-se no Primeiro Congresso Continental. Eles enviaram uma petição ao rei George III pedindo a revogação das medidas tomadas.

Apesar de o Congresso ter unificado as colônias contra a Inglaterra, agora a populacão se dividia em dois grupos. No Norte e Centro, estavam os chamados patriotas, contrários ao domínio inglês. No sul, estavam os legalistas liderados especialmente pelos latifúndiarios, fiéis ao rei da Inglaterra.

Antes da realização do Segundo Congresso Continental, tropas britânicas apoiadas pelos legalistas entraram em conflito com grupos armados de patriotas. Uma vez reunido, o Congresso rompeu relação com a metrópole e passou a funcionar como governo informal das Treze Colônias, e aprovando a formação de um Exército Continental Americano - liderado pelo coronel George Washington.

Em 1776, John Adam, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson entregou a um comitê do Congresso a Declaração de Independência das Treze Colônias. Com a declaracão, teve início a Guerra da Independência que se estendeu até 1781, quando os ingleses foram derrotados.


lucasdiasdasilva167: Espero ter te ajudado
Perguntas interessantes